Uma verdadeira caravana, atravessando o Brasil de São Paulo até Fortaleza, em mais de 5000 km de desafios. A 9ª edição do Rally Internacional dos Sertões, maior prova off-road da América Latina chega ao seu final hoje, com muita festa e comemoração.
Porém, fazer com que todos desafios sejam possíveis não é nada fácil. Tivemos de montar uma boa estratégia de logística para não termos problemas. Conseguimos cumprir os nossos objetivos e realizamos os 14 dias de Sertões 2001, afirma Marcos Ermírio de Moraes, diretor geral da Dunas Race, empresa organizadora do Rally.
Segundo Marcos, a maior dificuldade da prova, para os organizadores, foi o grande número de capotamentos no início do percurso. Nenhum competidor se feriu gravemente mas os capotamentos poderiam atrapalhar a prova. Geralmente, quem tinha problemas eram os pilotos novatos que não sabiam ainda qual era o ritmo da prova, explica.
A etapa realizada hoje, em dunas das praias de Fortaleza (CE) mereceu destaque do organizador. A etapa foi muito bonita. Principalmente os pilotos experientes puderam sentir como é lidar com este tipo de terreno, que se assemelha a alguns encontrados no Paris-Dakar, conta Marcos.
Em 2002, Sertões mais curto – Marcos Ermírio também adiantou novidades para o Sertões 2002. A prova deverá ser mais curta. Percebemos que 14 dias de rali acabam sendo muito desgastantes. A nossa idéia é fazer uma prova com dez dias, conta. E mais: ao invés de acontecer em julho, data escolhida desde as primeiras edições por causa do grande número de estudantes que participava do Rally, a prova de 2002 deve ser em agosto. “A data que usamos até então tem coincidido com provas do calendário internacional e isso prejudica a vinda de mais equipes estrangeiras”, diz.
Outra novidade apresentada por Marcos: o Sertões 2002 não deverá largar mais de São Paulo e sim de outra região do país. “A idéia é fazer a prova de leste a oeste”, disse o organizador. Salvador seria a cidade escolhida para a partida.
O idealizador dá nota oito para a edição deste ano. “Só não dou dez por causa do episódio com as motos (os pilotos se recusaram a largar em uma das etapas)”, finalizou para o Webventure.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 20, 2001