Webventure

Marcos Ferrari acerta o entrosamento do Handycam no Warm Up

Direto de Ilhabela (SP) – Marcos Ferrari saiu com o segundo lugar na classificação geral da ORC Internacional no Warm Up da Semana de Vela de Ilhabela. O comandante do Handycam aproveitou para melhorar o entrosamento da equipe.

“O Warm Up foi excelente para tirarmos algumas conclusões sobre a preparação do barco para a Semana de Vela de Ilhabela, conseguimos velejar em todas as condições de vento. Tivemos ventos fracos no primeiro dia, muito fortes no segundo, e hoje foi médio”, avaliou o comandante. “O fator determinante no nosso desempenho foi o entrosamento. Estamos com alguns velejadores novos na equipe, e viemos melhorando com o tempo, hoje, no último dia, fomos quase 100%”, comentou Ferrari.

Na largada da regata deste domingo, o Handycam optou por seguir pelo meio da raia, enquanto todos os concorrentes foram pelo lado de Ilhabela. “Vimos uma variação de vento, que estava vindo de Ubatuba, e observamos possibilidade de tirar vantagem. E deu certo, já que cruzamos, no tempo corrigido, em primeiro lugar na primeira bóia, apesar de terceiro colocado geral. Mas depois no vento em popa o vento chegou antes nos barcos que estavam na frente”, explicou. O Handycam foi o quarto colocado na classificação geral.

Novas regras – De acordo com Ferrari, as novas regras para a classe ORC Internacional podem prejudicar o Handycam na Semana de Vela de Ilhabela. “Precisamos avaliar quais barcos vão confirmar presença, já que agora a regra permite que os barcos tenham bulbo [uma espécie de contrapeso no final da quilha], o que tem deixado eles bem mais rápidos, e nós não temos. Isso será determinante para a nossa expectativa de resultado, mas queremos chegar entre os cinco primeiros, como no ano passado”, disse. O veleiro Touché, campeão do Warm Up de Ilhabela, foi um dos primeiros a reformar e instalar o bulbo.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa