O veleiro em ação na regata (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela – O veleiro Handycam, comandado por Marcos Ferrari, terminou a regata de hoje na sexta colocação e agora figura na quinta posição geral da 35ª Semana de Vela de Ilhabela. O barco, da classe Orc Internacional 500, teve uma boa largada, mas foi prejudicado com vento sujo, o que comprometeu o desempenho.
De acordo com o skipper, a Barlasota de hoje, que largou na Ponta das Canas, região norte da ilha, foi muito técnica. Desde o início sofremos com os barcos grandes e isso nos fez perder rendimento, já que não conseguimos nos livrar do trânsito. Durante a montagem da segunda bóia de contravento, a tripulação optou por fazer um trajeto diferente dos concorrentes, se afastando do continente e buscando ventos mais fortes em mar aberto.
A disputa desse ano teve início no último domingo (06) com a Regata Eldorado/ Alcatrazes, prova que foi vencida pela embarcação e Marcos faz uma avaliação geral até o momento. Além de vencer a Alcatrazes, pretendíamos ter uma participação mais sólida, mas infelizmente não está acontecendo, por um problema de adaptação ao formato da competição. Segundo ele, um barco argentino (que ele preferiu não mencionar o nome), a cada dia procura algum concorrente para atrapalhar. Há dois dias nos escolheu como vítima, lamenta.
Preparação – O atual Handycam já competiu outras edições da Semana de Vela sob o nome de Aires IV, tendo como comandante Jorge Zarif, falecido em março passado e Eduardo Souza Ramos, atualmente na direção do Mitsubishi/ Gol. Fizemos um treinamento intenso de seis meses e vencemos algumas regatas, como a Ubatuba Ilhabela e o Warm Up (aquecimento para a semana de vela). Fizemos várias adaptações no veleiro e a expectativa era maior, mas paciência, faz parte, enfatiza Ferrari que tem um pressentimento de bons ventos para a regata desse sábado.
A última e decisiva regata será disputada amanhã (12), a partir do meio dia. A liderança da Orc 500 após sete regatas disputas, está com o Touche Super, com 13 pontos perdidos, seguido pelo Mitsubishi Motors/ Gol (16 pp) e Stella Attoirs (16 pp). O Montecristo amargura a lanterna, com 56 pontos perdidos.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda