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Marina da Glória, a polêmica da vela no Pan 2007


Marina da Glória é grande questão da vela no Pan (foto: Divulgação Marina da Glória)

Há meses a Marina da Glória vem sendo a grande questão do Pan-americano do Rio 2007 no que diz respeito a vela. Primeiro o Ministério Público Federal embargou as reformas previstas para suas instalações, depois a Odepa vetou a participação da modalidade em função dos problemas na Marina, além é claro do velho e conhecido lixo nas águas da Baía de Guanabara.

Depois de muita negociação, o local foi autorizado a sediar as competições de vela, mesmo sem as condições ideais, o que não significa que todos os problemas da Marina estejam resolvidos. A questão das obras ainda continua indefinida e não há confirmação de que serão finalizadas a tempo.

“Nós do Co-Rio já temos a definição de que a competição será na Marina da Glória”, afirmou Pedro Paulo Petersen, gerente da instalação da Marina. “A gente só não tem a definição se vão acabar as obras e se vai ser no lado novo ou na Marina que já existe”, complementou. De acordo com ele, foram feitos dois projetos, um para cada lado. “Não vai haver atraso, não vai ter problema nenhum, a competição vai ser realizada normalmente”.

A construção trata-se de uma laje sobre pilotis acima do espelho d’água da Baía de Guanabara, com rampa para barcos e guindaste, que funcionará como um complemento do atual complexo da Marina. Perguntado sobre o que a conclusão ou não das obras mudaria na competição, Pedro Peterson foi enfático ao dizer “nada”, ou seja, a nova construção não terá interferência alguma no Pan, porém é condição para a escolha do local exato do evento dentro da Marina da Glória.

Segundo Pedro Paulo, “o benefício será para cidade. Hoje em dia existe no Rio o turismo náutico e quanto mais facilidade nós dermos para os turistas, como locais para conseguir embarcações e aluguel para passeio, para a cidade é muito bom”.

Há quatro opções de raias pré-estabelecidas para as regatas: uma da ponte até a linha das barcas, outra da linha das barcas até a Ilha da Laje. Uma terceira está localizada na Praia do Flamengo e a quarta está fora da Baía de Guanabara, nas proximidades da Ilha de Cotunduba. Nos dias de competição a escolha das raias para as regatas será feita de acordo com a intensidade e direção do vento no local. Segundo Petersen, provavelmente Hobie Cat, J/24 e Lightning competirão em uma raia, enquanto Snipe, Laser (Standard e Radial), RS:X (feminino e masculino) e Sunfish ficarão numa segunda.

O lixo – Sobre a questão do lixo, Petersen assumiu que este é realmente “um grande problema”, mas que está muito ligado à incidência de chuvas. “Há muitos rios que deságuam na Baía de Guanabara e esses rios hoje em dia estão cercados pela população carente, que joga lixo no rio. Quando chove, o lixo vai parar na Baía de Guanabara”. Justamente por este motivo é que o responsável pelas instalações da Marina da Glória se mostra muito otimista, afinal, julho é um mês de menor precipitação. Então marujos, comecem a pedir trégua à São Pedro!

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim