Foto: Pixabay

Mario Roma dá dicas de preparação para o Iron Biker 2008

Redação Webventure/ Biking

Roma ganhou o prêmio Michael Happle como destaque internacional do Iron Biker (foto: Arquivo Pessoal/ Mario Roma)
Roma ganhou o prêmio Michael Happle como destaque internacional do Iron Biker (foto: Arquivo Pessoal/ Mario Roma)

O Iron Biker é uma das mais tradicionais provas de mountain bike do país e nos dias 18 e 19 de outubro fará sua edição 2008 em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, em circuitos de 73 e 55 quilômetros, respectivamente.

Muitos atletas renomados do Brasil e exterior já confirmaram presença na prova, porém há cerca de mil atletas inscritos e para todos, o ultramaratonista Mario Roma, que não irá competir porque estará em outra corrida na África, mas que já fez o Iron Biker cinco vezes, dá dicas para preparação e cuidados na prova.

Ele afirma que o grande atrativo da prova é a mistura da técnica que a prova exige no mountain bike com o estilo maratona, além da região mineira em que é feita a competição. “São muitas subidas e muitas descidas. Não tem reta lá. Então mesmo sendo dois percursos relativamente curtos, eles causam um desgaste muito grande nos atletas”, ponderou o ultramaratonista.

“É uma prova que exige muito fisicamente das pessoas, principalmente por ser de dois dias. Então isso requer um cuidado maior na alimentação e principalmente na hidratação, porque a região de Minas onde acontece a prova é muito quente, abafada”, alerta Mario Roma.

Outro ponto levantado por ele para se ter atenção, é no clima. “Há dois anos choveu muito no segundo dia de prova e metade dos atletas não largou. As pessoas têm que se atentar para isso e estarem preparadas com mais pastilha de freio, porque têm muitos momentos em que se usam os freios, e pneus para uma prova seca e molhada também”, disse.

Para os dias que antecedem o Iron Biker, Roma afirma que é prudente começar um trabalho de hidratação do corpo. “Não adianta tomar dois litros de água no dia da prova”. O atleta diz que muitas pessoas caem nas tentações da culinária mineira, sem lembrar que não estão acostumados. “As pessoas acabam passando mal e perdem a prova por besteira”.

Alimentação – Para se alimentar durante a prova, Mario alerta que o melhor é ingerir gel energético e barras de proteína ou do gênero, para dar energia para os bikers completarem o percurso. “Os atletas gastam de cinco a seis mil calorias por etapa, então é necessário estar com boas reservas”, afirma.

São diversos cuidados que se deve tomar com a saúde e preparação técnica e dos equipamentos para fazer uma prova do Iron Biker, mas Mario Roma faz dois alertas para atenção redobrada antes e durante a competição.

O primeiro é ter atenção com a bike e equipamentos, pois a competição é muito grande e toda a região se mobiliza para a sua realização, o que chama a atenção do público em geral e de pessoas mal intencionadas. “Fiquem sempre de olho nos equipamentos e nas bikes, porque esse tipo de incidente acontece em qualquer lugar”, alertou.

Outro momento que ele ressalta como de grande importância o cuidado dos bikers, é logo após a largada. “Nessa competição são muitos atletas e alguns acham que a corrida se ganha na largada, mas não é verdade. A vitória vem no percurso todo e usando muito bem a cabeça. Depois da largada na praça, a rua afunila e lá costuma ter acidente entre os que não têm esse cuidado. Atenção redobrada neste momento!”, disse o ultramaratonista.

Mario Roma lembra os bikers também que a competição é de dois dias, e que no fim do primeiro é necessário se preparar para mais um percurso exigente. “Depois do término da primeira prova, se alimentem 30 minutos depois. Cuide também dos equipamentos, chequem os pneus para ver se não há problemas. Cuidado também na travessia dos rios e riachos, que sempre tem. Ou carreguem a bike no ombro ou lembrem de levar um tubo com óleo para lubrificar a corrente”, relembra o ultramaratonista.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi

Last modified: outubro 11, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure