Webventure

Mario Roma fala da prova mais difícil da vida na Adventure Fair


Odair e Mario Roma visitaram o estande do Webventure (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

O ultramaratonista de mountain bike Mario Roma esteve na Adventure Fair para contar um pouco da Transrockies, prova que aconteceu na semana passada, no Canadá. “Foi, sem dúvida, a prova mais difícil da minha vida”, relatou o português, que vive e compete há muitos anos no Brasil.

Ao lado de Mario Roma, o experiente Odair Pereira, em sua primeira participação em provas de ultramaratona. “Foi uma experiência que marcou muito, não só como atleta, mas como pessoa. Sai completamente da minha rotina. Nunca tinha dormido em barraca e nem comia hamburger e coca cola depois das provas”, comentou.

Odair, de 33 anos, tem experiência em provas de cross-country pelo Brasil. “Foram sete dias de mestrado com ele”, comentou Mario Roma, que disse aprender muito sobre técnica no mountain bike, já que a prova foi realizada quase que totalmente em trilhas, que exigiram muita técnica dos competidores.

Por meio de fotos, o público presente na palestra pôde acompanhar um pouco do sofrimento e superação dos atletas na prova, que durou seis dias em meio a trilhas nas montanhas rochosas. Em um dos trechos, foram quatro quilômetros em cima de pedregulhos, sem contar as passagens por rio com água acima da cintura.

Região inóspita – “Foi a volta ao velho oeste. Só depois de cinco dias fomos ver asfalto de novo”, relatou Mario Roma. Não haviam trechos em estradas, somente em trilhas e single tracks no meio da mata fechada.

Mario ficou impressionado com a qualidade técnica dos atletas. “Como pode ter 600 atletas que andam tanto de bike?”, comentou. “Ninguém foi lá para brincar”, completa.

Nos próximos dias, Mario Roma competirá no XTerra Brasil e, na semana que vem, irá para o MTB Trip Trail.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni