Maribor – Às vésperas do Mundial, o catarinense Markolf Berchtold ficou em 26º lugar na terceira etapa da Copa do Mundo de downhill, encerrada ontem, em Maribor, na Eslovênia. O vencedor foi o pentacampeão mundial Nicolas Voilloz (FRA, Vouilloz Racing Team). Foi a segunda vitória dele na Copa.
No feminino, uma surpresa: a americana Leigh Donovan (Schwinn/Toyota) desbancou a líder e atual campeã Anne-Caroline Chausson (FRA/Volvo-Cannondale). Em terceiro ficou outra biker dos EUA, Missy Giove (Foes/Azonic).
A ‘correria’ em relação ao Mundial fez com que tanto as classificatórias quanto as semifinais fossem disputadas no sábado, com sol e o chão seco – tanto que no fim da prova era difícil manter a bike em pé. Donovan foi a primeira campeã do dia, arrebatanto a segunda vitória em Copas do Mundo – a primeira foi em Virginia, nos EUA, há dois anos. “Tenho ido bem na Copa desde aquela vitória, mas nunca havia superado a Anne”, disse a americana cujo treinador, Stephane Girard, também trabalha com Voilloz. “Nunca disse que seria a melhor, mas vou ser uma das melhores – e esta vitória me diz que já sou.”
Motivação – Chausson não teve um dia ruim, mas bateu numa árvore no mesmo trecho da prova que em 99. “Cometi um erro entre as árvores e freei muito pro meu gosto”, comentou a francesa. “É até bom perder às vezes, agora estou mais motivada para o Mundial”, avisa.
Para Voilloz não havia dúvidas de que estava num bom momento. “Me senti bem na bike e mantive a tranqüilidade. No meio da prova, recebi a informação para ir, então pensei que estava muito devagar e pedalei ainda mais rápido.”
A Copa do Mundo de downhill faz uma pausa e volta em julho, no Canadá. Os times agora visam o Mundial que terá treinos durante esta semana e finais no sábado e domingo, na Espanha.
Este texto foi escrito por: Webventure