Marlon e Deco conquistam a primeira vitória no Brasileiro de Cross-country (foto: Stepan Norair/ Webventure)
Direto de Barretos – A vitória conquistada por Marlon Koerich na primeira especial do Rally Barretos 2011, no sábado (26), foi suficiente para que ele apenas administrasse a vantagem neste domingo (27) e ficasse com o título da competição entre os carros. A conquista foi a primeira do piloto em uma etapa do Brasileiro de Cross-Country, situação idêntica à do seu navegador Deco Muniz, outro que comemorou um triunfo especial.
Já me emocionei, admitiu Deco, que permaneceu no Parque de Apoio do rali, enquanto Marlon deixou a cidade do interior paulista logo após a prova por causa de um compromisso. Correndo há 11 anos no off-road, o navegador atribuiu a vitória ao bom entendimento da dupla. A afinidade técnica é uma coisa impressionante. Casou o meu jeito de navegar com o dele de pilotar, explicou Deco.
Ele também lembrou que a decisão de arriscar na primeira especial foi fundamental. Ontem a gente arriscou demais. Viemos na lama como uns dementes, afirmou. A gente largou consciente de que o Maurício ia ganhar da gente, não nos preocupamos com isso. Largamos para ser terceiro, completou Deco, se referindo ao triunfo de Maurício Neves na especial, com Jean Azevedo em segundo e o seu carro em terceiro.
Depois de conquistar o Rally Barretos com uma diferença de cerca de 1min40 segundo resultados extra-oficiais -, Deco acredita que é possível brigar pelo título do Brasileiro. O navegador, porém, não competirá na próxima etapa da competição, no RN 1500, já que participa da organização do rali. Marlon então formará dupla com a sua irmã, Joseane Koerich. A novidade maior do time pode ser para o Rally dos Sertões, no qual Deco espera estrear um novo carro ao lado de Marlon.
Rivais satisfeitos – A vitória de Marlon na abertura do Brasileiro não impediu que os seus principais rivais na disputa também demonstrassem satisfação. O piloto Maurício Neves, vencedor da segunda especial de 115 quilômetros, terminou o Rally Barretos em segundo. Para ele, porém, o mais importante foi testar o seu novo carro, preparado por ele mesmo em sua equipe, a ProMacchina. Maurício só lamentou o problema na embreagem que teve ainda no prólogo de sábado.
Os cinco minutos do prólogo ontem foram matadores. Mas estou contente por que era isso que eu queria: a oportunidade de comparar (o desempenho de seu novo carro com os demais), disse. O carro é competitivo. E minha intenção de comparação era com o Jean, que tem o carro top do rali, acrescentou Maurício. O piloto garantiu que a sua máquina chegou quase aos 170 km/h nas trilhas de Barretos. Mas a ideia do preparador é de que o carro alcance até 180 km/h.
Com o abandono de Marcos Moraes, que foi bem no sábado e teve problemas com o radiador neste domingo, Jean Azevedo aproveitou para ficar com a terceira posição no geral e na categoria Protótipos T1, mesma de Marlon e Maurício. De volta aos ralis de carros depois de correr o Dakar 2011 entre as motos, o piloto estava tranquilo com o resultado. Foi dentro do esperado, sem nenhuma surpresa, disse Jean, que lamentou apenas os problemas que teve com o limpador do para-brisa, ainda no sábado.
Na categoria caminhões, que após a especial ainda correu o Super Prime evento de exibição realizado na mesma pista do prólogo junto com os carros, Felício Bragante manteve o domínio que iniciou no sábado, conquistando o título do rali. O piloto colocou mais de três minutos de vantagem para o segundo colocado, Rafael Conde. Como Amable Barrasa desistiu da disputa, Guido Salvini ficou com a terceira e última posição na categoria.
Resultado acumulado final (extra oficial)
Carros
1) Marlon Koerich/ Deco Muniz 3h05min43s1
2) Mauricio Neves / Leandro Ferrarini a 1min24
3) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin a 5min36s7
4) Julio Bonache/ Gustavo Gugelmin a 9min46s2
5) José Jorge Sawaya/ Walace Von Schmidt a 11min58s9
6) Reinaldo Varela/ Flávio França a 14min17s7
7) Luis Carlos Nacif/ Humberto Ribeiro a 14min39s5
8) Luis Facco/ Glauber Fontoura a 20min25s9
9) Sven Fischer/ João Stal a 21m04s3
10) Marcelo Damini/ Carlos Brites – a 24min39s9
Caminhões
1) Felício Bragante/ Ricardo Costa/ Pacco Corder 3h46min22
2) Rafael Conde/ José Papacena a 3min21s1
3) Guido Salvini/ Flavio Bis/ Fernando Ventania 16min08s4
Este texto foi escrito por: Rafael Bragança