Foto: Pixabay

Marlon decide arriscar, se recupera de punição e vence 1ª especial dos carros no Rally Barretos 2011

Redação Webventure/ Offroad

Marlon e Deco no prólogo deste sábado; dupla foi penalizada em 10s (foto: Rafael Bragança/ Webventure)
Marlon e Deco no prólogo deste sábado; dupla foi penalizada em 10s (foto: Rafael Bragança/ Webventure)

Direto de Barretos – Marlon Koerich e Deco Muniz voltaram em grande estilo às competições neste sábado (26), com a vitória na primeira especial dos carros no Rally Barretos 2011. Melhor estreante no último Dakar, Marlon teve que se arriscar em meio aos canaviais da região do interior paulista para fazer o tempo de pouco mais de 1h30 e se recuperar de uma punição, que o fez largar atrás dos dez primeiros.

No rali que abre o Brasileiro de Cross-Country, Marlon lembrou que o início da especial de 115 quilômetros foi parecido para todos os competidores. “Da metade para a frente ela começou a abrir com variações de trecho, com muita poça, depressão, lombas, e aí começa a realmente diferenciar”, afirmou o piloto. “Pegamos um trecho muito grande molhado, por uns dez quilômetros estava muito liso, e acho que foi ali que a gente conseguiu abrir um pouco de vantagem”, completou Marlon.

Já o navegador Deco Muniz sofreu para passar as instruções corretamente ao seu parceiro. “Foi uma navegação cansativa. É muita referência, uma em cima da outra”, disse ele, que ajudou o piloto a conquistar a vitória na categoria Protótipos T1. “Me afobei um pouco, mas o Marlon pediu para eu dar uma acalmada”, reconheceu Deco. O bom desempenho da dupla fez com que eles superassem o atual campeão Marcos Moraes, que sofreu com problemas no limpador do para-brisa e terminou em terceiro.

Outro que teve dificuldades foi Maurício Neves. Problemas na embreagem impediram até que ele corresse o prólogo, mas ele se recuperou bem na especial e ficou em segundo. “Eu optei por começar bem conservador”, admitiu Maurício. Sem falsa modéstia, ele acha que poderia ter superado Marlon caso não fosse a embregem problemática. “Dava para ganhar, amanhã (domingo, 27) a gente vai para cima. Largando atrás nós perdemos tempo”, apontou o piloto e preparador de carros.

Marlon “quase” campeão – Como a especial de domingo será idêntica a deste sábado, os competidores estão animados para acelerar ainda mais. No entanto, a vantagem de mais de três minutos que Marlon abriu para os demais já o coloca como grande favorito ao título. “Não dá para pegar o Marlon, a não ser que ele tenha algum problema” comentou Maurício, confiante que as trilhas estarão mais secas e sem a lama que marcou a primeira especial.

Jean Azevedo, que venceu o prólogo e largou em primeiro, foi um dos que sofreu com a lama, já que também teve problemas com o limpador do para-brisa. “Na etapa de hoje isso fez muita diferença”, disse o quarto colocado, certo de que não superará mais o líder Marlon. “Não dá. Se tudo der certo eu tiro um minuto. O Marcos talvez ainda dê (para alcançar)”, completou o piloto, que ainda revelou um erro na navegação durante a especial.

Outro que errou, e já no fim do trecho cronometrado, foi Júlio César Bonache, quinto colocado do dia. “No km 110 era para a esquerda e pegamos para a direita”, explicou o piloto, mais um que está ansioso pela prova de domingo. “Amanhã acho que não só a gente, todo mundo acelera muito mais. É buscar o limite. É cortar a cana e partir para cima”, concluiu, empolgado.

Nos caminhões, apenas três dos quatro veículos na disputa completaram e especial. Felício Bragante foi o melhor, sendo o único a acumular um tempo final abaixo de duas horas. Rafael Conde ficou em segundo e Guido Salvini terminou com a terceira posição. Amable Barrasa chegou a correr o prólogo da categoria, mas não concluiu o trecho cronometrado.

Resultado geral acumulado do sábado (extra-oficial)

Carros
1) Marlon Koerich/Deco Muniz 1h35min54s4
2) Mauricio Neves/ Leandro Ferrarini a 3min10s3
3) Marcos Moraes/ Du Sachs a 5min50s7
4) Jean Azevedo/Emerson Cavassin a 6min42
5) Julio Bonache/ Gustavo Gugelmin a 6min57s8
6) José Jorge Sawaya/Walace Von Schmidt a 7min0s6
7) Roberto Reijers/Rogério Almeida a 7min13s2
8) Reinaldo Varela/Flavio França a 8min01s5
9) Luiz Facco/ Glauber Fontoura a 8min07s50
10) Luis Nacif/ Humberto Ribeiro a 8min10s1

Caminhões
1) Felicio Bragante/ Ricardo Costa/ Pacco Corder 1h57min49
2) Rafael Conde/ José Papacena a 3min42s9
3) Guido Salvini/ Flavio Bissi/ Fernando Ventania a 10min01s9
4) Amable Barrasa/ Evandro Oliveira Não Largou

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança

Last modified: março 26, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure