André e Maykel se preparam para o Rally Dakar 2007 (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)
Direto de Pirassununga – Poeira, trechos travados, muita velocidade e um sol de quase 40ºC marcaram a última etapa do Campeonato Paulista de Rally Cross-country, realizado no último dia 18, em Pirassununga (SP). Nos carros, os campeões foram Marlon Koerich e Joseane Koerich. Nos caminhões, o título ficou com a dupla André Azevedo e Maykel Justo.
A equipe Chevrolet Racing Team foi a grande campeã do ano, fazendo uma dobradinha com Marlon e Joseane na primeira posição e Luis Tedesco e Bruno Mega, na segunda colocação. Na categoria Super Production, Marlon e Joseane também faturaram o primeiro lugar, apesar de terem ficado em terceiro na etapa de Pirassunuga. O time da Chevrolet entrou na disputa apenas na terceira etapa deste ano.
A prova de hoje foi difícil. Última prova do ano, acho gera uma ansiedade, a gente veio com responsabilidade para tentar levar o título, graças a Deus deu tudo certo. Na primeira volta tivemos alguns probleminhas, problema de freio, um errinho que tivemos que voltar. Foi uma prova difícil. Canavial é sempre uma situação onde a visibilidade é complicada, tanto para o piloto como para a navegadora. Na segunda e na terceira especiais fomos bem e deu para levar o título, afirmou a navegadora Joseane Koerich.
Surpresa – O chefe da equipe Chevrolet Rally Team, Luiz Hass, confirma o bom desempenho da equipe: o resultado foi uma grata surpresa, já que depois da primeira especial tínhamos quase que perdido as esperanças, mas rali é sempre assim, tem muita surpresa que acontece no meio da prova. É uma felicidade muito grande. Esperava ganhar o campeonato, não esperada a dobradinha.
Em terceiro lugar no geral ficou Victor Fisher e Igor Machado, que correm na categoria Protótico. Além do título em cada categoria, o Campeonato Paulista premia os melhores do geral nos carros e caminhões.
A avaliação do campeonato é extremamente positiva, com 45 veículos em média. É o reconhecimento do empenho que temos em organizar o campeonato. E, se Deus quiser, em 2007 tem muito mais e muito mais provas para a gente, afirma Deco Muniz, diretor da prova.
Nos caminhões, André Azevedo e Maykel Justo já haviam conquistado o título antecipado na etapa de Ilha Comprida, mas compareceram em Pirassununga tentando mais uma vitória. Estávamos querendo ganhar para completar cinco vitórias no campeonato e o pessoal está querendo ganhar de mim (risos), já que já sou campeão, afirmou André antes do início da prova. A dupla ficou com o segundo lugar na etapa, que foi vencida por Amable Barrasa e Du Sachs.
Foi bom, pois esse ano enfrentamos uma série de problemas e, no final, conseguimos uma vitória. Foi um circuito rápido e gostoso, no sentido de pilotagem. A navegação também muito rápida, afirmou o felicíssimo Amable.
André e Maykel garantiram mais um troféu, dessa vez no geral dos caminhões. A dupla superou os adversários e volta para casa com o título da categoria e o título do geral dos caminhões.
Production – Outro que não conseguia esconder a felicidade com a vitória era Marcão Macedo, que junto com o piloto Adriano Leão, conquistou o título da categoria Production.
É uma realização conseguirmos essa vitória. A categoria Production é muito difícil, muito grande. A gente deu um pouco de sorte hoje com os problemas que tiveram o Edu [Piano] e o Rogerinho [Marcos Rogério Almeida], temos consciência disso. Estamos brigando com eles desde o começo. Estou muito feliz de ser campeão Paulista. Estou muito satisfeito, afirma Marcão.
Classificação Final do Campeonato:
Carros
1) Marlon Koerich / Joseane Koerich (SPD), 32 pontos
2) Luis Tedesco / Bruno Mega (SPD), 22 pontos
3) Vitor Fischer Valente / Igor Machado (PROT), 22 pontos
Caminhões
Piloto
1) André Azevedo, 57 pontos
2) Guido Salvini, 40 pontos
3) Felício Bragante, 33 pontos
Navegador
1) Maykel Justo, 57 pontos
2) Weidner Moreira, 38 pontos
3) Ricardo Costa, 33 pontos
Classificação por categorias
Super Production
1) Marlon Koerich / Joseane Koerich, 32 pontos
2) Cristian Baumgart / Beco Andreotti, 31,5 pontos
3) Vanderlei Cassol/Rodrigo Mello, 31,5 pontos
Production
Piloto
1) Adriano Leão, 41,5 pontos
2) Antonio Sampaio, 34 pontos
3) Edu Piano, 28 pontos
Navegador
1) Marcos Macedo, 41,5 pontos
2) Guilherme Signoratti, 34 pontos
3) Márcio Alonso, 26 pontos
Protótipos
Piloto
1) Vitor Valente, 51 pontos
2) Richard Vaders, 49 pontos
3) Bruno Valente, 47 pontos
Navegador
1) Igor Machado, 57 pontos
2) José Scapassassi, 49 pontos
3) Daniel Simon, 41 pontos
Caminhões
Piloto
1) André Azevedo, 57 pontos
2) Guido Salvini, 40 pontos
3) Felício Bragante, 33 pontos
Navegador
1) Maykel Justo, 57 pontos
2) Weidner Moreira, 38 pontos
3) Ricardo Costa, 33 pontos
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni