No segundo dia de disputas da classe 49erFX no Mundial de Vela, em Aarhus, na Dinamarca, a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze venceu mais uma regata. Na programação desse domingo, 05/08, estavam previstas duas provas e as campeãs olímpicas abriram o dia com um 13º lugar, resultado que foi descartado. Na pontuação geral, Martine e Kahena continuam em quinto lugar com 19 pontos perdidos.
As condições de vento complicadas causaram um troca-troca de lugares na classificação e as duplas mais consistentes, além de Martine e Kahena, foram as dinamarquesas e a britânica. Ida Baad Nielsen e Marie Olsen (DEN) assumiram a liderança com 11 pontos enquanto Charlotte Dobson e Saskia Tidey (GBR) chegaram à vice-liderança do campeonato, com 13 pontos.
Inscreva-se para o Circuito de Corridas Caixa, etapa Ribeirão Preto. Clique aqui!
As donas da casa Jena Hansen e Katja Salskov-Iversen caíram para terceiro lugar com 15 pontos, seguidas pelas holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, com 18 pontos. Sessenta barcos participam da disputa, um número recorde para mundiais, divididos em duas flotilhas. As duplas voltam para água amanhã para mais três regatas.
Sobre o Mundial de Vela de Classes Olímpicas:
A disputa acontece até o dia 12 de agosto, no Centro Internacional de Vela de Aarhus. A competição reúne as dez classes do programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, somando 1400 atletas de aproximadamente 90 países em 1100 barcos. Em pleno verão europeu a expectativa é que 400 mil pessoas passem pelo evento. Disputado de quatro em quatro anos, o Mundial de Classes Olímpicas é o principal evento do calendário da World Sailing (Federação Internacional de Vela).