Objetivo cumprido. Nesta quinta-feira, (8), a dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze carimbou o passaporte do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe 49erFX. No último dia de regatas classificatórias para a final do Mundial de Vela, em Aarhus, na Dinamarca, as brasileiras abriram com 22º, mas em seguida garantiram um 2º e um 3º lugar, somando 96 pontos e entrando na disputa pela medalha em 5º lugar.
A classificação para Tóquio antes do fim do evento aconteceu porque das 10 duplas na final duas são da Dinamarca, duas da Holanda e duas da Grã Bretanha. Sendo assim, o Brasil já está entre os 8 melhores países da competição.
“Desde o começo da semana as regatas foram bem difíceis e hoje conseguimos dois bons resultados. O que nos deixou bem satisfeitas por alcançar o nosso objetivo, que era classificar o país para os Jogos Olímpicos. E ainda temos a chance de melhorar um pouquinho nosso resultado na medal race”, disse Martine Grael. “Foi bom ver também que as nossas adversárias não tiveram um bom campeonato, tudo mundo teve altos e baixos”, completou.
“Para gente foi um campeonato bem difícil, muito vento fraco, um dia de vento forte que a gente cometeu alguns erros. Mas ainda estamos correndo atrás desse um ano que ficamos paradas. E hoje a gente conseguiu atingir a meta, velejou melhor, então a gente está bem feliz. Amanhã vamos descansar para irmos com tudo para a final, quem sabe vencer e conseguir uma medalha”, contou Kahena Kunze.
Inscreva-se para o Circuito de Corridas Caixa, etapa Curitiba
A dupla volta para água no sábado, quando disputa a final da competição. O Mundial de Classes Olímpicas acontece a cada quatro anos e a edição de 2018, em Aarhus, conta com a participação de 1400 atletas de aproximadamente 90 países em 1100 barcos.