Piraju (SP)- 15h – Ariranha Rafting Team e Canoar Master estão dando show neste primeiro dia do Campeonato Brasileiro de rafting, no rio Paranapanema, em Piraju. A primeira foi a mais rápida no tiro de velocidade, prova que inaugurou o campeonato, classificando 16 equipes para a sprint paralela, a última prova do dia.
De perto, a Ariranha vem sendo seguida pela Master, tricampeã brasileira e a equipe mais experiente do campeonato, que representou o país no Mundial de 99, na Africa do Sul.
Ao todo, 25 times estão participando desta quinta edição do Brasileiro – um recorde. Dessas equipes, cinco são femininas. O destaque é a Canoar Aquática – atual campeã paulista. Elas também ficaram em primeiro no tiro de velocidade, nesta manhã.
Rio baixo – Conforme a expectativa antes do Brasileiro, o racionamento de água fez com que a represa do rio Paranapanema, onde se realiza a prova, fosse aberta nesta manhã, oferecendo um rio com pouco volume de água e corredeiras com classe mínima I e II. Mas a vantagem desse rio é ter um curso veloz e alguns trechos em que o volume de água é bom.
A última chuva forte que caiu em Piraju foi no Carnaval deste ano. Em épocas normais, o rio chega a ter corredeiras de classe IV e uma especial, a Garganta do Diabo, tem classe VI – que não é possível descer.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: junho 16, 2000