Webventure

Master Rallye atravessa as montanhas turcas

Uma mudança radical no cenário do Master Rallye 99. Esta é a maior diferença que os competidores estão percebendo nesta reta final da competição. Ficaram para trás as aridas e quentes estepes do Cazaquistão, Turbequistão e Azerbaijão. O visual do rali agora é a região montanhoso e coberta por florestas da Turquia. Master Rallye atravessa uma região onde a altitude média é de 2000 metros acima do nível do mar. Temperaturas bem mais relaxantes para os pilotos que já enfrentaram os 50° no Cazaquistão.

O que parece não mudar é a burocracia das fronteiras que ontem forçou o diretor da prova René Metge a cancelar a segunda especial do dia. “É sempre uma frustração ter que cancelar uma etapa, mas é preciso agir de forma racional. Não dava para manter a segundo trecho cronometrado, primeiro por causa da demora nos tramites burocráticos da fronteira da Georgi com a Turquia, e para completar o quadro houve um desmoronamento nas montanhas que bloqueou a passagem da prova.”, explicou René conformado.

Para os competidores o cancelamento da segunda Especial não foi uma notícia tão ruim. O belga Grégoire de Mevius foi um dos que viu com bons olhos a decisão da direção de prova. “Eu estava com um problema na trasmissão e nem sabia se ia conseguir terminar a etapa de hoje”, contou aliviado. Quem também ficou satisfeito foi Jean-Louis Schlesser que vê cada vez mais próximo o título que vai confirmar o favoritismo de seu buggy Renault-Schlesser em provas deste tipo.

Já os motociclistas, com o cansaço acumulado de dias de prova também respiraram aliviados ao se depararem com apenas uma pequena e curta especial. Só que ao contrario de que parecia a primeira vista, a Especial curta exigiu muita força física dos pilotos em trilhas cheias de lama e com uma difícil travessia de um rio. Todos tem sido unânimes em afirmar que o Master Rallye 99 tem sido sobretudo uma competição de resistência para as motos.

Na liderança dos carros segue o francês Jean-Louis Schlesser, nas motos a liderança continua nas mãos de Thierry Magnaldi. Com este quadro inalterado o Master Rally para hoje para mais um dia pelas montanhas da Turquia. Serão duas especias de 135 e 158 quilômetros.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur