Troller de Varela/Fadigatti na largada do Master Rallye (foto: Divulgação)
O Brasil estreou com vitória no primeiro dia de disputas do Master Rallye, sétima etapa do Mundial de rali cross-country e prova mais tradicional do calendário depois do Paris Dakar. A prova de hoje, que começou na França e chegou à Itália, foi confusa em função de supostos erros na planilha. Na classificação geral, a vitória foi da atual campeã do Dakar Jutta Kleinschmidt (ALE), com o navegador Andrea Shulz, da Mitsubishi.
A dupla Reinaldo Varela/Alberto Fadigatti (Troller/Dana), única representante do Brasil no Mundial, ficou em nono na geral e venceu na sua categoria, a T3.2 (carros com preparação livre, diesel, tração 4×4) e registrando nono lugar na geral, depois de largar na 25ª posição, ao volante do jipe Troller.
Principal rival de Jutta, a dupla Schlesser/Magne (Buggy Schlesser) terminou em segundo na geral. O rali prossegue amanhã, com a realização de duas especiais (trechos cronometrados) no interior da Itália, num percurso total de 729km.
Sufoco pré-prova – “Foi um sufoco para chegarmos na largada da especial”, contou o navegador Fadigatti. Antes da largada, os concorrentes se deslocaram 584 km até o local onde seria o início do trecho cronometrado. “Para chegar lá precisamos de dois cachorros perdigueiros. Se amanhã acordarmos na Sibéria não é de se estranhar”, brincou Fadiga. “A planilha do deslocamento estava extremamente mal medida. No começo, achei que meu odômetro estava com problema, mas o Servia comentou comigo que a planilha deles é ruim mesmo. Agora é ficar esperto”, completou.
A especial de hoje foi curta, 30km, em buracos e muita poeira. “O Troller se comportou muito bem. Como as primeiras especiais são curtas, vamos fazer o acerto fino para as etapas mais pesadas, a partir da Turquia. Hoje largamos em 25º lugar, pela ordem de inscrição, mas pegamos o carro 224 da dupla francesa Thuilliez/Kornstein (Toyota) muito lento pela frente. Perdemos muito tempo na poeira deles e eles não abriam para passarmos. Até que eles capotaram e nós fomos embora e vencemos na nossa categoria”, disse Varela.
Na cola – Segundo ressaltou Fadigatti, a disputa está bastante apertada. Os brasileiros concluíram o dia com o tempo de 28min35. Oitava colocada na geral, a dupla francesa Wambergue/Cottret (Ford), chegou a apenas com 4 segundos de vantagem e os décimos colocados, os também franceses Georget/Bocande (Nissan), terminaram colocados nos brasileiros, com apenas dois segundos de diferença.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 2, 2001