Varela (dir) antes da etapa na Turquia (foto: WN Produções)
Os brasileiros Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti venceram pela terceira vez uma etapa no Master Rallye, a prova mais importante do calendário mundial depois do Paris Dakar, com um total de 10 estágios. Ontem (05/08) aconteceu a quarta etapa, na Turquia, onde muitos competidores se perderam. A geral foi vencida por Schlesser/Magne (Buggy Schlesser), que assumiram a liderança na classificação acumulada. Hoje o Master prossegue na Turquia, com a realização da especial mais longa da prova, com 310km.
Com a vitória nas duas especiais de ontem, a dupla brasileira ampliou a vantagem na liderança da sua categoria (T3.2 carros com preparação livre, 4×4, diesel). Principal rival de Varela/Fadigatti, a dupla francesa Pinchedez/Deronce (Nissan), que ocupava a segunda posição, a apenas 6 minutos, perdeu o posto para os também franceses Desmonnet/Chizelle (Toyota) – só que, no tempo acumulado, esses estão 34 minutos atrás dos brasileiros. Na geral acumulada, Varela e Fadigatti estão em 11º lugar.
Cansaço – “A navegação hoje (ontem) foi ótima. Por volta do km 70 alguns competidores se perderam, mas nós nos demos bem e chegamos com uma boa margem de vantagem. Amanhã (hoje) é uma especial longa, de 310 km e vamos fazer todas as revisões preventivas para mantermos o bom desempenho. Tem sido um Rally bem cansativo, pois os deslocamentos são longos, muitos erros nas planilhas. Mas estamos gostando muito dos lugares maravilhosos que a prova está passando”, comentou Fadigatti. Ele e Varela já haviam vencido a especial na T3.2 no último sábado (04/08) e no primeiro dia do rali (02/08).
As duas especiais foram disputadas em estradas de chão batido, com pedras e trechos de alta velocidade. Os motores com maior potência se destacaram e o Buggy do francês Jean Louis Schlesser, bicampeão do Paris Dakar, com cerca de 300cv, venceu pela primeira vez no Master Rally 2001 e, na liderança, abriu dois minutos em relação à dupla alemã Jutta Kleinschmidt/Schulz (Mitsubishi), segunda colocada na geral e atual campeã do Dakar.
Na etapa anterior quem liderava era Servia/Lurquin, companheiros de equipe de Schlesser. Mas ontem eles se perderam, terminando a segunda especial em 13º lugar e caindo para a quarta posição no tempo acumulado.
Este texto foi escrito por: Webventure