Pista será a 1ª especialmente projetada para a modalidade (foto: Divulgação/ CBCa)
Ainda neste ano, a canoagem brasileira deve ganhar mais uma importante contribuição para o esporte no país. Enquanto a Pista de Itaupu, em Foz do Iguaçu (PR), já virou referência da modalidade slalom, agora a canoagem de velocidade também terá um local de treinos e competições especialmente projetado para ela. Será em Mato Grosso, na cidade de Primavera do Leste.
As obras já se iniciaram e seguem em ritmo acelerado, em uma parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com a Prefeitura de Primavera do Leste. A expectativa da CBCa é que a pista da modalidade olímpica seja inaugurada até dezembro, quando também seria realizado o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, na obra recém-inaugurada.
Darci Oberdan de Souza, 1º vice-presidente da entidade, garante a qualidade da futura pista e já projeta os ganhos da obra para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Tudo está sendo feito com o maior cuidado possível e buscando atender todas as exigências de uma pista de alto nível. Esperamos, agora, também ajudar no desenvolvimento da canoagem velocidade e no objetivo de revelar um futuro campeão olímpico na modalidade, disse Oberdan.
A porjeto faz parte da criação de um Parque Ecológico em Primavera do Leste. A pista terá 1.100 metros de comprimento e 100 metros de largura. Além dela, a obra ainda terá uma ilha para apuração de provas e retorno de embarcações, estrutura para abrigar canoas, sala de apuração, academia e torre de chegada. Em breve, a cidade mato-grossense também deve ganhar um projeto de formação de atletas, algo que pode reunir mais de 80 crianças.
Este texto foi escrito por: Webventure