Maurício Neves correrá com um Race Touareg (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)
O brasileiro Maurício Neves, juntamente com o navegador Clécio Maestrelli, competirão no Rally Dakar 2010 com um carro oficial da equipe Volkswagen. Aos 40 anos, o piloto paranaense não esconde a ansiedade com o grande desafio de estrear no maior rali do mundo justamente a bordo de um Race Touareg.
“Quando eu comecei nos ralis em 1999, nunca sonhei com isso. Para um piloto de rali cross-country, competir no Rally Dakar com uma equipe de fábrica é a maior coisa que se pode conseguir. Nunca houve um piloto brasileiro que começou por uma equipe de fábrica”, comemora. “Acompanhamos colegas que competiram no Dakar, mas, no entanto, sem chances de um bom resultado. Quero saborear cada momento ao máximo. É como um conto de fadas para um menino de Curitiba que admirava os carros na oficina de seu pai, afirma.
“As dunas de areia são a maior diferença para mim e o Clécio. Embora haja também areia e dunas no Brasil, as provas em nosso país tendem, no entanto, a evitar estas áreas. Mas, tive a oportunidade de duas vezes desde 2006 correr no Las Pampas Rally, na Argentina e no Chile, que hoje compartilham de muitos trechos no Rally Dakar. Conseguimos nos adaptar muito bem às condições, comenta Maestrelli.
Neves e Maestrelli estão alinhando-se em relação aos motores TDI. “Os motores TDI da Volkswagen são simplesmente fantásticos. Eles não são apenas extremamente positivos para o ambiente, devido ao seu consumo, mas também pode ser conduzido com muito mais vigor do que um motor a gasolina. As características de torque e entrega de potência são ideais para ralis cross country.
Maestrelli é mecânico formado e sua qualificação vem dos tempos da juventude, quando auxiliava seu pai, na oficina da família. Durante o Rally dos Sertões destruímos a suspensão traseira e quando alguém chegou com a máquina de solda eu consegui reparar os danos, antes mesmo do caminhão de serviço da Volkswagen chegar até nós. No entanto, espero que não seja exigida esta habilidade no próximo Rally Dakar, afirma o piloto polivalente.
Este texto foi escrito por: Webventure