Webventure

Maurício Neves e André Azevedo se destacam no 5° dia de Dakar


Maurício fez o quinto melhor tempo do dia (foto: Javier Leali/ www.webventure.com.br)

Na primeira especial realizada completamente em território chileno, os brasileiros tiveram um bom desempenho, com destaque para Maurício Neves/ Clécio Maestrelli, que garantiram a 5ª posição e André Azevedo/ Maykel Justo/ Mira Martinec, que realizaram uma prova de recuperação e chegaram na 6ª posição.

Nos carros, com o domínio das Touaregs da Volkswagen, Maurício e Clécio conseguiram se recuperar durante a prova. A dupla largou na décima colocação, chegou a ocupar o 3° lugar, mas logo caiu para 5° e se manteve, completando a especial de 483 quilômetros em 5h15min36. “No time esta tudo perfeito, não há diferenciação entre as duplas. Nosso chefe de equipe, Kriss Niessen sempre nos alerta que há muito rali pela frente, e portanto, é preciso sabedoria. Numa grande prova como esta a estratégia é fundamental para a vitória. Claro que há momentos em que fazer uma prova de cabeça, sabendo que podemos ousar mais é difícil, mas estamos muito focados em colocar o Brasil dentre os cinco primeiros lugares, algo inédito para um brasileiro e ainda mais, para um novato”, disse Neves.

Guilherme Spinelli/ Filipe Palmeiro ganharam três posições e concluíram a especial na 11ª colocação, com 5h37min26. Assim como Guiga, Jean Azevedo/ Emerson Cavassin também se recuperou e subiu seis posições, chegando na 22ª posição, com o tempo de 6h21min55.

Nas motos, Tiago Fantozzi se mantém entre os melhores no Dakar. O piloto caiu duas posições e completou o dia na 20ª colocação, 6h39min55 de especial. O resultado de hoje fez o piloto cair uma posição na classificação geral, ocupando a 18ª posição.

Carlos Ambrósio teve a sua melhor recuperação dentro do Dakar, subindo dezoito posições e cruzou alinha de chegada na 38ª posição com 7h29min07. O piloto também subiu na classificação geral, na 39ª colocação. Rodolpho Mattheis cresceu na classificação geral após o quinto dia de especiais e está na 29ª posição, com o tempo acumulado de 21h11min58. Vicente Neto, às 18h30 (horário de Brasília), passou pela parcial do quilômetro 339 na 100ª colocação.

Caminhões – A recuperação foi incrível. Ao largar em 43° lugar, AndréAzevedo/ Maykel Justo/ Mira Martinec sabiam que teriam que fazer uma prova de recuperação e assim foi. O trio da equipe Petrobrás Lubrax garantiu a 6ª colocação no quinto dia de Dakar, com o tempo de 6h36min51.

Apesar da boa recuperação no dia, o trio caiu para a 11ª colocação, com o tempo de 47h38min03, cerca de 30 horas atrás de Chagin, líder da prova. “Tivemos muita poeira pelo caminho, ultrapassamos mais de 60 veículos no trajeto. A etapa de hoje lembrou regiões que conheço da Líbia e do Marrocos, com desertos mais planos e alguns vales e canyons. Em resumo, foi um dia para testar a resistência tanto dos equipamentos quanto dos próprios competidores”, explicou Azevedo.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure