Foto: Pixabay

Médica Ana Elisa Boscarioli é a primeira mulher brasileira a escalar o Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Ana Elisa: uma brasileira de sucesso na história do Everest (foto: Arquivo pessoal)
Ana Elisa: uma brasileira de sucesso na história do Everest (foto: Arquivo pessoal)

A cirurgiã plástica e montanhista Ana Elisa Boscarioli, de 40 anos, entrou hoje para a História do montanhismo brasileiro como a primeira mulher a escalar o Everest, a montanha mais alta do mundo (8.844m), na Cordilheira do Himalaia.

Ana Elisa realizou o feito entre a noite de 18 de maio e madrugada de 19 de maio no Brasil (durante o dia 18 no Nepal), pela face sul do Everest, com a agência de montanhismo neozelandesa Adventure Consultants, e auxílio de oxigênio suplementar.

Com ela, outras pessoas da mesma expedição comercial e outros montanhistas conseguiram o feito pela mesma face do Everest: Steve John Harvey (44) da Nova Zelândia, o guia de alta montanha nepalês Pasang Bhote (33); Edmund Cotter (44) de Wellington Nova Zelândia, o guia de montanha Dean Doglas Staples (41) de Wellington Nova Zelândia, o guia de montanha Anthony Victor Saunders (56) de Londres, Inglaterra, Christopher David G. Bell (33) de Londres, Inglaterra e Andrew Allan Chandler (43) de Washington, EUA.

Além deles, alguns guias de alta montanha da etnia sherpa também fizeram o cume em 19 de maio: Chuldim Sherpa (43), que está em sua 11o ascensão com sucesso no Monte Everest, de Solukhumbu, Nepal; Phu Tashi Sherpa (34); de Solukhumbu, Nepal; Da Jangbu Sherpa (30) de Solukhumbu, Nepal; Lakpa Chhiri Sherpa (31) de Solukhumbu, Nepal; Lakpa Dorjee Sherpa (45) de Solukhumbu, Nepal; Tashi Thundu Sherpa (25) de Solukhumbu, Nepal.

No dia 18 de maio, o espanhol Miguel Angel Perez Alvarez (38), de Madri, fez a ascensão com sucesso e o sherpa nepalês Ang Pemba Sherpa (28) de Solukhumbu, Nepal também.

Ana Elisa não teve apoio e nem patrocínio para sua conquista e teve de desembolsar pelo menos 60 mil dólares, fora passagens aéreas, hospedagem Katmandu, equipamentos e roupas de escalada especiais para a escalada ao Everest.

Essa é sua primeira tentativa e para isso ela contratou os serviços de guia e infra-estrutura de uma das melhores agências do mundo, a Adventure Consultants, do famoso escalador Rob Hall, morto em 1996 no Everest, em uma das piores temporadas de todos os anos.

A paulista Ana Elisa, nascida em Igarapava e residente em Campinas, teve outros grandes sucessos: foi a primeira brasileira a fazer o Monte Cho Oyu, no ano passado, também com o auxílio da agência Adventure Consultants. Em 2003, fez o Monte Aconcágua pela Via Polacos, feito realizado antes pela ex-mulher do montanhista e espeleólogo Sérgio Beck, a paulista Helena Coelho e Lélia Jordan, ambas do CAP (Clube Alpino Paulista).atualizada em 22/5

No seu currículo, Ana Elisa tem as seguintes montanhas escaladas:

1999

  • Monte Kala Patar (Nepal) com 5.700 metros
  • Cerro Gokyo Ri (Nepal) cxom 5.400 metros

    2001

  • Cerro Tarija (Condoriri / Bolívia)
  • Monte Aconcágua (6.962 metros)
  • Cerro Alpamayo Chico (Condoriri / Bolívia) com 5.400 metros
  • Cerro Bonete (Argentina) com 5.100 metros

    2002

  • Cerro Huayana Potori (Bolívia) com 6.088 metros
  • Cerro Illimani (Bolívia) com 6.490 metros

    2003

  • Monte Aconcágua com 6.962 metros pela Via Direta dos Polacos

    2004

  • Cerro Ojos del Salado (Chile) com 6.878 metros
  • Vulcão Lascar (Chile) com 6.100 metros
  • Vulcão Sayre Kabur (Chile) com 6.300 metros

    2005

  • Monte Aconcágua no inverno
  • Cho Oyu, no Tibete, com 8.201 metros.

    Este texto foi escrito por: Cristina Degani

    Last modified: maio 19, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure