Médicos passarão por todos os continentes. (foto: Divulgação)
O casal de médicos formado por Danielle Bouhid e Carlos Alberto Maknavicius inicia no dia 28 de outubro a mais importante e significativa missão desde que criaram a nomenclatura “Médicos da Terra”. Eles farão durante três anos e meio uma expedição pelos quatro cantos do mundo prestando solidariedade.
A intenção dos médicos é percorrer as cidades de mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do planeta. A viagem foi planejada em cinco fases, seguindo o seguinte cronograma: 18 meses no Brasil, 9 meses na América do Sul, América Central e México, 1 mês na Europa, 1 ano na África e 2 meses na Ásia e Oceania.
Para cumprirem o objetivo, a cirurgiã plástica do aparelho digestivo e o cardiologista terão de abandonar seus empregos. Durante a expedição, eles ensinaram técnicas de primeiros socorros a comunidades carentes, noções básicas de saúde e princípios para a consciência ecológica e ambiental.
O idealismo há tempos move o casal de médicos. Tempos atrás, eles decidiram levar seus conhecimentos a locais de difícil acesso, onde muitas pessoas poderão se beneficiar com esta educação itinerante, aprendendo a lidar com as urgências até conseguirem chegar ao hospital mais próximo.
Nas palestras, os participantes aprenderão pequenos gestos capazes de melhorar a sua qualidade de vida e, até mesmo, a salvar vidas. O lançamento do projeto aconteceu em 17 de março, em Fernandópolis, no interior de São Paulo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 17, 2007