Foi realizado ontem, na sala da Uol e promoção da Webventure, um bate-papo com a dupla da Chevrolet Team, Luciano Cunha e Detlef Altwig, favorita para vencer o VIII Rally Internacional dos Sertões.
Durante a conversa, foram debatidos assuntos como o futuro dos ralis de velocidade no Brasil e dúvidas básicas de como será a edição deste ano do mais importante rali da América Latina. Leia abaixo os melhores momentos.
(17:58:35) : :Luciano Cunha : Boa Noite a todos. É um prazer estar aqui com vocês!!!!!
(17:59:30) : : Raphael : Boa Noite, como vc encara o crescimento do
Rallye de Velocidade no Brasil e como ficam as provas de regularidade.
(18:00:58) : : 1000tinho : Grande Luciano e Detlef, é um prazer poder
conversar com vcs de novo. Tudo pronto pra rally? E o problema de
superaquecimento do motor da Mad Max?
(18:01:10) : : rallye-rallye : alo como estão para o sertões?
(18:01:20) : :Detlef : Boa noite a todos, é também um prazer poder
conversar com vocês.
(18:01:31) : :Luciano Cunha fala para Raphael: Acho que melhoramos muito de 4 anos pra cá. Quanto as provas de regularidade continuam a acontecer. Só que temos que optar por uma ou outra modalidade. No nosso caso optamos pela velocidade.
(18:02:17) : :Detlef fala para 1000tinho: Estamos na fase final de
testes!!
(18:02:41) : :Luciano Cunha fala para 1000tinho: Fala Miltinho. É um
prazer estar aqui com vocês. Quanto ao problema do aquecimento acho que finalmente foi resolvido.
(18:03:44) : : Loures : é promissor os Rallyes brasileiros?
(18:03:47) : : Raphael : Tenho curiosidade de como pilotar em veículos
4×4, usa-se tração durante todo percurso?
(18:04:13) : :Luciano Cunha fala para rallye-rallye: Estamos como todo
ano nos preparativos finais.
(18:04:26) : : Eduardo : Qual já foi pior batida, com sua máquina?
(18:04:33) : : 1000tinho : Ótimo!!! Não vou correr esse ano, mas vou
acompanhar diariamente na rede. A torcida tá grande por vocês!!! E esses caras de fora, será que incomodam?
(18:05:01) : :Luciano Cunha fala para Raphael: Nas especiais a tração
4×4 é usada sempre.
(18:05:22) : : 500km : Luciano, voce acha que aguenta andar a especial de 500 km no pau o tempo todo?
(18:06:06) : :Luciano Cunha fala para Eduardo: Felizmente não tivemos
nenhuma batida grave. Somente alguns capotamentos sem conseqüência.
(18:06:35) : : Kurama : Como é pilotar um carro de rally?
(18:07:18) : :Luciano Cunha fala para 500km: Acho que esta especial
definirá o rallye. Acredito que não teremos problemas para conclui-la.
Vamos andar numa toada pra chegar.
(18:07:51) : : dija : é verdade que o trecho do Jalapão é o mais difícil do Rali?
(18:08:18) : :Luciano Cunha fala para Kurama: Muito emocionante pois
cada especial e cada dia são completamente diferentes.
(18:08:39) : : Kurama : Vc já correu em todos os países?
(18:08:52) : :Luciano Cunha fala para dija: Sem dúvida. Lá existe todo
tipo de terreno.
(18:09:30) : : Bruno : vocês só correm no Rally dos Sertões?
(18:09:43) : :Luciano Cunha fala para Kurama: Ainda não tivemos
oportunidade de correr lá fora. Espero que este dia chegue.
(18:09:49) : : Radical : como conseguir patrocínio?
(18:10:16) : :Luciano Cunha fala para Bruno: Nas provas de velocidade
off road já andamos em todas.
(18:10:29) : : Raphael : Existe uma categoria básica no Rallye dos
Sertões, um Samurai original correria em que categoria?
(18:10:37) : : Loures : o q vc acha do modelo brasileiro preparado para os Rallyes, o Troller?
(18:11:07) : :Luciano Cunha fala para Radical: Este é o maior problema. Você primeiro tem que mostrar do que é capaz e depois correr atrás do patrocínio.
(18:11:55) : :Luciano Cunha fala para Raphael: Samurai pode correr na
TT1 ou na TTa2.
(18:12:03) : :Detlef fala para Raphael: Temos a categoria para carros
quase originais, a Marathon!
(18:12:47) : :Luciano Cunha fala para Loures: Acho um carro muito
resistente e que vem sendo aperfeiçoado ano a ano.
(18:12:55) : : rallye-rallye : Luciano, fique sabendo que Nilo De Paula não vai andar com Ullysses , isso pra vc é melhor? Parece que ele esta na sua equipe (GM) ?
(18:13:08) : : josé antônio : quais os equipamentos de navegação a serem utilizados, e o que você como essencial para uma navegação perfeita.
(18:13:52) : : Loures : como funciona o sistema para localizar os
pilotos em caso de acidente, e quanto tempo leva para um piloto ser
socorrido?
(18:14:28) : :Detlef fala para josé antônio: Usamos um odômetro
eletrônico Totem, um GPS Garmim e é necessário muita concentração para
navegar durante 12 horas seguidas e 10 dias sem errar.
(18:14:45) : :Luciano Cunha fala para rallye-rallye: Acho os dois muito bons. Acho uma pena não andarem juntos pois formam uma boa dupla.
(18:15:30) : :Detlef fala para Loures: Através de rádio PY e o resgate
dependendo do local que houve o acidente pode ser 5 min ou até 30 mim.
(18:15:53) : : CRISTINA : VOCE JA PARTICIPOU DE ALGUM RALLY NO SERTAO DA BAHIA ?
(18:16:09) : : dija : por que existem poucos ou nenhum veículo Land
Rover no rali, se são os mais robustos?
(18:16:15) : : Radical : se não tenho grana pra comprar um off road como poderei mostrar do que sou capaz?
(18:16:53) : :Luciano Cunha fala para Loures: O gps é o instrumento pelo qual o carro pode ser localizado. O tempo médio para o socorro chegar é de aproximadamente 20 minutos.
(18:17:22) : :Detlef fala para Radical: Não só no Brasil como no mundo
todo o automobilismo sempre foi um esporte onde o desempenho depende da verba!
(18:17:49) : :Luciano Cunha fala para CRISTINA: O Rallye dos Sertões de 1996 passou por um pedaço da Bahia.
(18:17:50) : : Raphael : A navegação no Rallye dos Sertões, inclui
aferições com precisão, ou é só cantar o roteiro e rezar?
(18:18:03) : : CRISTINA : QUAL FOI O PRIMEIRO CARRO QUE VOCE USOU PARA CORRER ?
(18:18:20) : :Detlef fala para dija: É, este ano o nr. de Land Rovers
decepcionaram!
(18:18:51) : :Luciano Cunha fala para dija: Em todos os anos sempre
tiveram muitos Land Rover inclusive em 1996 fui vice campeão com uma
caminhonete Land Rover.
(18:19:18) : :Luciano Cunha fala para Radical: Comece como navegador.
(18:19:30) : :Detlef fala para Raphael: Infelizmente as medições no
Rally dos Sertões não é precisa pois é usado o GPS no levantamento, isto obriga o navegador a correções constantes de odometro e aferição.
(18:21:25) : :Luciano Cunha fala para CRISTINA: Em provas de
regularidade um Jeep Willys 1960 e em provas de velocidade uma caminhonete Land Rover 110.
(18:22:45) : : Loures : vc acha q as empresas brasileiras precisam de
mais investimentos para desenvolver carros como o Troller?
(18:22:57) : : augusto : quantas pessoas estão envolvidas em sua equipe?
(18:23:25) : :Detlef fala para augusto: Em torno de 50 pessoas.
(18:23:44) : :Luciano Cunha fala para Loures: Acho que a iniciativa da
Troller é muito positiva.
(18:24:26) : : Raphael : Participei de um Rallye de Regularidade com uma Pick-Up e foi uma trabalheira pois o carro sai muito de traseira, e aí como é que se comporta a s-10?
(18:24:58) : : Ricardo : Oi, sou piloto de jipe, tenho 15 anos e piloto desde os 12 em raids com o meu pai, comecei como navegador e agora sou piloto. Quais são as dicas para que vc seja um bom navegador?
(18:25:05) : : Marco : Como está o carro depois da capotagem em Santa
Catarina?
(18:25:20) : :Luciano Cunha fala para Raphael: A suspenssão é
retrabalhada e o carro é muito bom de chão.
(18:26:05) : :Luciano Cunha fala para Marco: Já esta totalmente
recuperado.
(18:26:10) : : guto : vcs fazem algum tipo de preparação psicológica
antes de alguma prova?
(18:26:46) : :Detlef fala para Ricardo: Para navegar bem é necessário:
experiência, concentração e um pouco de matemática também ajuda. Saber
pilotar também é muito bom.
(18:27:11) : :Luciano Cunha fala para guto: Preparação psicologica não
mas física é necessário
(18:27:38) : : augusto : o odometro esta ligado em roda com tração por
ser 4 x4 e ai quanto patina não perde a aferição??
(18:28:25) : :Detlef fala para augusto: O odometro está ligado
diretamente no cardan traseiro, se patinar tem que corrigir!
(18:31:08) : : Bruno : sempre foram a mesma dupla ou vocês começaram
separados?
(18:31:11) : : josé antônio : como é cantada a referência para o piloto, quantos metros antes é a informação, como funciona?
(18:32:11) : :Detlef fala para josé antônio: Depende da velocidade que estamos naquele ponto, a 60 km/h canto a referência 200 m antes a 160 km/h canto a 500 m antes.
(18:32:22) : : CRISTINA : QUAIS SÃO AS DIFICULDADES QUE ESSE ESPORTE
ENFRENTA HOJE ? O PATROCINIO SERIA UMA DELAS ?
(18:32:32) : :Luciano Cunha fala para Bruno: Começamos separados e
estamos juntos a dois anos.
(18:33:53) : :Detlef : Cristina, na minha opinião a maior dificuldade
ainda é a pequena cobertura dada pela imprensa, o resto é conseqüência. Mas está melhorando.
(18:34:06) : : Bruno : voces já viram a planilha da prova?
(18:34:46) : :Detlef fala para Bruno: Deste ano com certeza não! É
segredo. Mas o tipo de planilha não muda muito ano após ano.
(18:35:29) : : josé antônio : quais conselhos você daria a um navegador que fosse pela primeira vez no rally dos sertões?
(18:36:17) : :Detlef fala para josé antônio: Cautela, buscar o maior
número de informações junto aos mais experientes e conhecer muito bem o piloto!
(18:36:26) : : Loures : o q é mais emocionante e perigoso, as provas de regularidade ou de velocidade?
(18:39:18) : : Loures : quais são as conseqüências dessa adrenalina
toda? Exemplo: Vocês tem dores nas costas?
(18:39:22) : :Luciano Cunha fala para Loures: sem dúvida as provas de
velocidade são muito mais emocionantes.
(18:40:40) : :Detlef fala para Loures: Não só dores nas costas, como em todos os lugares!!
(18:40:49) : : augusto : Quais são seus maiores rivais nesta edição do
sertões?
(18:41:25) : : augusto : Para um vitoria no sertões é mais importante
acelerar ou poupar o carro para chegar?
(18:41:39) : : Raphael : Os trechos das especiais são fechados ao
trânsito?
(18:42:08) : :Detlef fala para Raphael: Sim, são fechados para podermos acelerar o máximo.
(18:42:26) : : Matrix : Detlef e Luciano, gostaria de saber a opinião de cada um sobre as chances de vencerem as L200R e Evolution, e qual destas são ao lado da Mad Max as favoritas a vencer etapas e até o Rally?
(18:42:54) : :Luciano Cunha fala para augusto: Não temos rivais mas sim concorrentes. Acredito que este ano teremos umas 15 duplas disputando a ponta.
(18:43:28) : : Loures : qual deve ser a atitude de um piloto ao ver seu adversário envolvido em um grave acidente?
(18:44:05) : :Luciano Cunha fala para augusto: para ganhar o sertões é necessário andar rápido, não quebrar o carro, chegar todos os dias e uma boa dose de sorte.
(18:44:11) : :Detlef fala para Matrix: Só o andamento da prova dirá o
que irá acontecer! Mas as chances são boas.
(18:44:57) : :Luciano Cunha fala para Matrix: acho que a disputa será
muito boa.
(18:45:26) : : Bruno : na especial de 500Km o terreno é misto?
(18:45:46) : :Luciano Cunha fala para Loures: por regulamento você é
obrigado a parar e prestar socorro.
(18:46:08) : :Detlef fala para Bruno: Haverá tudo o que pode-se
imaginar, deste areia, terra, erosões, retas, trilhas e até savanas. Vai
ser muito legal.
(18:47:29) : :Luciano Cunha fala para Bruno: Teremos todo tipo de
terreno na especial de 500 km.
(18:50:22) : : Bruno : vocês vão correr na categoria Diesel?
(18:50:39) : : josé antônio : qual a velocidade máxima num final de
reta?
(18:50:41) : :Luciano Cunha fala para Bruno: correremos na TT3.
(18:51:24) : :Luciano Cunha fala para josé antônio: dependendo da reta
chegamos a atingir 180 a 190 km/h.
(18:51:40) : : rallye_rallye : Luciano o que vc vê nesta L 200 R nova,
pilotada pelo Ulysses ?
(18:52:23) : :Luciano Cunha fala para rallye_rallye: o carro está sendo
desenvolvido a uns 3 anos e está muito competitivo.
(18:53:22) : : Bruno : quem são as duplas que têm chances de brigar
pela 1ª posição?
(18:53:35) : : Claudia : Quantos cavalos tem a S10 que voces
participarão dos Sertoes, a Mad MAx?
(18:54:09) : :Luciano Cunha fala para Claudia: 380 HP.
(18:54:17) : :Detlef fala para Bruno: São vários inlcuindo Klever,
Ulisses, Riamburgo, Varella, Vignoli, Spinelli e mais alguns.
(18:55:03) : :Detlef : Muito obrigado pelo papo agradavel com os
entusiastas do Rally, boa noite!
(18:55:53) : :Luciano Cunha : Gostaria de agradecer a oportunidade. Boa noite a todos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 7, 2000