Veleiros na regata de hoje (foto: Rubén Linhares/ Ag. Yamin)
Direto de Ilhabela (SP) – O veleiro uruguaio Memo Memulini comandado por Ricardo Fabini está perto de ser o primeiro barco estrangeiro a vencer a Semana de Vela de Ilhabela, na 33ª edição do evento. Os uruguaios, que têm o brasileiro Nelson Ilha na tripulação, foram os vencedores da regata barla-sota de hoje no tempo corrigido e adiaram a decisão do evento para a regata de amanhã.
O único barco que pode tirar o título dos uruguaios é o argentino Matador, que precisa vencer a barla-sota de amanhã ou chegar em segundo para ser campeão. Das duas maneiras, um estrangeiro irá levar o título de 2006.
O veleiro Sorsa III, de 42 pés, foi o segundo colocado hoje, e tem a mesma colocação na classificação geral. O Memo Memulini é um barco de 42 pés e nós temos 50. É um barco muito preparado para a regra que estamos correndo agora, o nosso barco é um pouco mais antigo. Pode ser que eles surpreendam, comentou João Signorini, tripulante do Sorsa.
Fizemos uma regata limpa hoje e conseguimos ir melhor do que o nosso concorrente direto, o Cristabella, comemorou Joca. O Cristabella, também de 50 pés, chegou em terceiro, mas no tempo corrigido caiu para oitavo. As condições hoje estavam boas, vento leste, de dez nós. No final do dia o vento aumentou, o que não é bom para os barcos grandes, como o nosso. Isso diminui a nossa distância para os menores e nos prejudica um pouco, disse Horácio Carabelli.
Nível melhor – Carabelli ficou dois anos fora dos circuitos brasileiros por causa do projeto do Brasil 1. Agora, no retorno, o velejador e projetista de barcos ficou espantado com a melhora do nível na Semana de Vela. Nos últimos dois anos que ficamos fora das competições brasileiras, o nível das tripulações e dos barcos aumentou muito, comentou.
Veja o resultado da regata de hoje no tempo corrigido:
1) Memo Memulini (URU) 2h32min40
2) Sorsa III a 48 segudos
3) Touche Plus a 1min36
4) Matador a 1min42
5) Asa Alumínio a 1min45
6) Aires IV a 2min08
7) Phoenix/ Mitsubishi a 2min10
8) Cristabella a 2min44
9) Maximus – 5min12
Este texto foi escrito por: Daniel Costa