Webventure

Meoni e Mercy vencem o II Rali do Egito

Terminou hoje a segunda edição do Rali do Egito. A vitória nas motos ficou com o italiano Fabrizio Meoni com sua KTM, surpreendendo com sua técnica e habilidade os favoritos da equipe oficial da KTM, Juan Roma, Alfie Cox e Heinz Kinigardner que ficaram, respectivamente com a segunda, terceira e quarta posição. O quinto lugar ficou com o chileno Carlo De Gavardo, que desde o Dakar do ano passado vem se afirmando como o melhor latino-americano em provas de rali.

Na última especial do rali Meoni não deixou nenhuma chance de recuperação para seu principal rival na prova Roma, que se encontrava a menos de três minutos de distância do líder na classificação geral divulgada ao fim da Especial de ontem. Meoni é agora bicampeão na segunda edição do Rali do Egito.

Nos carros o primeiro lugar na classificação geral ficou com Gerard Marcy e Jean Paul Cottret, pilotando um Toyota Land Cruiser. A dupla francesa esteve duas vezes com sua vitória perigosamente ameaçada pelos carros Nissan, e mesmo com pouca vantagem e um motor menos possante soube administrar a pequena vantagem até a chegado hoje nas pirâmides de Giza, nos arredores do Cairo. O segundo lugar ficou com Dominique Housieaux e Maurizio Dominella, com um Nissan Patrol, que aceleraram fundo mas não conseguiram tirar a pequena vantagem que os separava dos líderes. A especial muito curta, apenas 135 quilômetros, não foi o suficiente para fazer valer a potência dos motores Nissan.

No Cairo a avaliação geral dos pilotos era bastante positiva. A prova é uma excelente oportunidade para os pilotos de ponta em seu treinamento rumo ao Dakar 2000, que começa na virada do ano. Nas motos principalmente o Egito foi o campo de testes perfeito para muitos pilotos iniciantes que tiveram a oportunidade de treinar a navegação no Deserto do Saara competindo lado a lado com os melhores do mundo.

A ausência da equipe oficial da Mitsubish e dos buggys Renault-Schlesser, favoritos para o Dakar deste ano, fez da prova no Egito um campo de testes para as equipes da Nissan e da Toyota que investem pesado. O rali do Egito não conta pontos para a Copa do Mundo de Rally-Raid e por isso não atraiu a atenção das duas maiores equipes da atualidade.

Resultado final do Rali do Egito

Motos:

1 MEONI Fabrizio ITA – KTM LC4, SP – 0.00.00

2 ROMA Juan (KTM Gauloises Blondes) SPA, SP – 0.03.16

3 COX Alfie (KTM Gauloises Blondes) SAF, SP – 0.15.12

4 KINIGADNER Heinz (KTM Gauloises Blondes) AUT, SP – 0.28.00

5 DE GAVARDO Carlo (YPF-Entel-3a KTM) CHI, SP – 1.59.09

6 SANTUARI Stefano (Off Road Adventures) ITA, P – 4.25.18

7 MAYER Andrea GER, PR – 4.28.00

8 MORELLI Alberto (Off Road Adventures) ITA, SP – 5.18.54

9 WINKLER Aldo (Yashica Nikon) ITA, P – 6.09.49

10 BOERSMA Wieger NL, P – 6.11.33

Carros:

1 MARCY COTTRET (Toyota France) BEL – Toyota Land Cruiser,T2 – 0.00.00

2 HOUSIEAUX – DOMINELLA (Nissan Tecno Sport) FRA- Nissan Patrol, T3 – 0.12.34

3 HANCIAUX – REY (Nissan Tecno Sport) BEL – Nissan Patrol ,T3 – 1.10.23

4 ALLIOT CATTARELLI (Team Groine) FRA – Mercedes Benz ML, T3 – 1.51.52

5 MARTIN PIRON (Nissan Tecno Sport) BEL – Nissan Patrol, T3 – 3.27.28

6 STRUGO LARROQUE (Team Groine) FRA – Mercedes Benz ML,T3 – 3.59.32

7 CHARBONNIER – DEMOTA (Team Groine) FRA – Mercedes Benz ML,T3 – 4.31.05

8 ANQUETIL MORIZE (Nissan Tecno Sport) FRA – Nissan Patrol ,T3 – 4.36.25

9 DHONT KAKET (4X4 Service Kaket) BEL – Mitsubishi Pajero, T2 – 4.36.38

10 BECCARIS FERRARI (Team Dessoude) ITA – Nissan Patrol, T3 – 4.48.00

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur