A classificação geral acumulada das motos sofreu alterações drásticas com a realização da décima etapa (440 km, 435 km de especial – trecho cronometrado – entre El Ghallaouiya e Atar, na Mauritânia) do Rally Paris-Dakar, que conta com cobertura on line do Webventure.
O atual bicampeão Richard Sainct (001- KTM), líder do rali até ontem, abandonou a etapa no km 335 com problemas mecânicos em sua moto. Fora isso, o piloto espanhol Juan Roma (KTM), que sustentava a terceira colocação do rali, acidentou-se e teve uma das pernas fraturadas. Sainct e Roma estão fora do Dakar.
Com isso, o italiano Fabrizio de Meoni (003/KTM), terceiro na etapa, assumiu a liderança na somatória das dez etapas, com 20 minutos de vantagem para o espanhol Jordi Arcarons (008 KTM), também segundo colocado hoje. O vencedor foi o piloto sul-africano Alfie Cox (009 KTM), que conquistou o quinto posto na geral acumulada. O chileno Carlo de Gavardo, vice-campeão do Sertões 2000, é agora o terceiro do rali.
Alternando – Seguindo a tendência de alternância das últimas quatro etapas, hoje foi a vez de Jean Azevedo ser o melhor brasileiro. O campeão do Sertões 2000 e do Brasileiro de rali off-road, chegou na 32ª posição na etapa, mantendo a liderança na categoria para motos até 400 cc.
Juca Bala terminou logo em seguida, na 33ª colocação, menos de um minuto atrás. A diferença entre os dois continua em nove minutos. Na classificação geral acumulada, Jean é 30º, enquanto Juca é o 31º colocado.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch