Fortaleza, Ceará (Brasil) – Para trazer o International Six Days Enduro (ISDE) ao Brasil, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), entidade máxima que rege as regras das competições em duas rodas no país, investiu cerca de US$ 1,5 milhão nos últimos quatro anos, já que para tentar ser sede do evento o país precisou participar com uma seleção principal por três edições seguidas. O Brasil marcou presença na Espanha, França e República Checa, os três últimos países-sede. Antes, em 94, o país já havia competido nos Estados Unidos.
A vinda do Six Days para a América Latina é um marco para o motociclismo nacional, já que a prova foi realizada apenas três vezes fora da Europa (uma nos EUA e duas na Austrália). Não tem mais espaço na Europa para a prática do off road. Hoje existem duas boas opções no mundo: África e América do Sul. Mas aqui o nosso poder de consumo é bem maior que o dos africanos, afirmou Lincoln Duarte, presidente da CBM e vice-presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Lincoln Duarte acredita que o Six Days será uma excelente oportunidade do Brasil divulgar o potencial de consumo no exterior. “Mais cedo ou mais tarde as fábricas de moto e equipamentos vão perceber o grande mercado que é país e passarão a investir aqui, disse. Duarte lembrou que a produção de motocicletas no Brasil vem acumulando recordes de crescimento nos últimos cinco anos, com previsão de 16,7% ao ano. A expectativa é que sejam vendidas 1.130.000 motos no país em 2003.
Segundo o presidente da CBM, o International Six Days também irá contribuir para o crescimento de praticantes de enduro no Brasil, uma modalidade que ainda não está bem explorada. O ISDE deve criar a cultura do enduro nos pontos mais afastados dos grandes centros aqui no Brasil. Ainda podemos crescer muito. Potencial nós temos, afirmou. A Confederação Brasileira de Motociclismo tem 660 pilotos de off road filiados. O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda e Husqvarna.
VipComm – Assessoria de Imprensa CBM Confederação Brasileira de Motociclismo
Site na internet:
www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Fabiano Godoy / Ricardo Ribeiro
Last modified: setembro 19, 2003