Webventure

Mergulhadores acham até ventilador no mar de Cabo Frio

A operação limpeza realizada anteontem (01/05) na praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), foi um triste sucesso: cerca de quatro toneladas de dejetos foram colhidas por mergulhadores e turistas. A sujeira se concentrava no fundo do mar e poderia ser taxada de “original”: ventiladores, sanfona e peças de máquina de lavar roupa foram alguns dos artigos encontrados.

“A praia, se você olhar, não está tão suja. O pior se esconde debaixo d’água”, conta o organizador da operação, Frederico Fontoura, que contou com 33 mergulhadores. Além disso, outras 70 pessoas participaram de uma gincana na areia, em que foram premiadas
a maior quantidade de dejetos coletada e o saco de lixo mais pesado. “Envolvemos muitas crianças nisso. É uma brincadeira que conscientiza”, lembra Frederico. O evento já faz parte do calendário da cidade .

Mais faxina – Outra limpeza aconteceu ontem, no Rio. As quatro trilhas que dão acesso à Pedra da Gávea, importante ponto de vôo livre da cidade, ficaram livres da sujeira graças à iniciativa do Instituto Pedra da Gávea, em parceria com funcionários do Parque Nacional da Tijuca e do Ibama. A trilha Picada do Isidoro – a principal da região, com 842m de altitude – também foi sinalizada .

Ainda no estado do Rio, outra faxina envolveu 200 jipeiros no Parque Nacional Jurubatiba, na orla de Macaé, no norte fluminense. Criado há um ano pelo Ibama, o parque ainda não tem seus limites demarcados e conta apenas com um vigia.

Este texto foi escrito por: Webventure