Música, cultura, esporte, paisagens, faunas e floras… tudo isso e mais um pouco cerca o lendário Rio Mississippi, o segundo mais longo dos Estados Unidos. Pluralidade é o adjetivo que melhor pode definir seus leitos, pois em cada estado e para cada pessoa ele possui um significado diferente.
Para ter uma noção mais exata do tamanho do rio, ele nasce em Minnesota, estado que faz fronteira com o Canadá e deságua no Golfo do México, no sul do país, perto de New Orleans. Totalizando mais de 3.700 km.
O rio tem vários nomes locais, entre eles: Father of Waters, Gathering of Waters e Big River. O último deles eternizado pela canção Big River, de Johnny Cash. Ele não foi o único músico a escrever sobre o Mississippi, Led Zeppelin e Randy Newman também dedicaram trabalhos à ele. O que só aumentou a mística do lugar, fazendo com que o rio se tornasse importantíssimo na cultura norte americana.
Sua nascente, no Lago Itasca, é ponto de partida para diversos aventureiros que buscam conhecer a essência do interior americano, ou até mesmo se conhecer através destas místicas águas.
Os viajantes podem passar semanas, até meses planejando seus roteiros devido às infinitas possibilidades que o Pai das Águas fornece. O Corpo de Engenheiros do Exército, responsável pela manutenção do rio, disponibiliza os níveis do Mississippi em vários locais, através site mvs-wc.mvs.usace.army.mil/dresriv.html e também oferece mapas de navegação no www2.mvr.usace.army.mil/NIC2/mrcharts.cfm.
Muitos optam por descer o rio de caiaque, percorrendo em média 200 km, parando em diversos lugares ao longo do caminho. Basta encostar seu caiaque e caminhar até as cidades, que geralmente não ficam mais distantes do que dois quilômetros. De grandes shoppings centers até o museu localizado na casa que Elvis Presley nasceu, o Rio Mississippi é assim, diversificado, imponente e indecifrável, por isso é a cara dos Estados Unidos.
Separamos 4 atrações imperdíveis localizadas nas margens do rio
Highway 61 Blues Museum
Não muito longe de Greenville, está Highway 61 Blues Museum, repleto de fotos, artes, instrumentos e artefatos que documentam a história do blues. Se você tiver sorte, encontrará músicos fazendo improvisos.
McCarty Pottery
Visitando a McCarty Pottery, nos arredores de Clevland, Ohio, você poderá encontrar os jardins mais requintados de sua vida, além do clima amistoso e receptivo da típica família que administra o local.
Vicksburg National Military Park
Visitar este parque é como mergulhar na história da Guerra Civil americana, se localiza no cenário de uma das mais importantes batalhas, em Vicksburg.
Farms Dockery
A Dockery Farm, é uma fazenda considerada oficialmente a casa do blues. Os primeiros cantores, compositores e público do ritmo trabalhavam lá durante o período da escravidão.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: outubro 24, 2016