Webventure

Mergulho de atitude


Galera reunida para o Clean-Up Day. (foto: Ricardo Stangorlini)

No último dia 21 de setembro ocorreu mais um Clean Up Day, um dia dedicado a limpeza dos oceanos do planeta. Idealizado por uma ONG americana juntamente com a maior certificadora de mergulho recreacional do mundo, neste dia os mergulhadores assistem a uma palestra sobre o que deve ou não ser retirado do fundo, uma vez que a natureza já pode ter incorporado aquele corpo estranho ao ambiente, e sobre como proceder ao encontrar objetos grandes e pesados. Cabe lembrar que como em qualquer atividade de mergulho, a segurança do mergulhador é uma prioridade.

No Brasil, este evento vem sendo realizado há 7 ou 8 anos e cada vez mais operadoras de mergulho vem aderindo ao evento. Além das operadoras, os mergulhadores cada vez mais conscientes também exercem um papel fundamental nesta batalha que parece não ter fim. Já não é a primeira vez que uma só operadora coloca mais de 100 pessoas na água ao mesmo tempo para dar sua contribuição.

O número crescente de colaboradores é animador mas, ao mesmo tempo, mostra que ainda é necessário muito para se atingir os objetivos. Exemplo disso são os objetos encontrados no fundo: além das tradicionais latinhas e plásticos lançados ao mar, dejetos da pesca comercial e esportiva também poluem o meio, sem falar em preciosidades como uma taça de champanhe e um sapato de salto alto que demonstram claramente que na maioria das vezes não é a falta de informação que leva as pessoas a sujarem o mar e sim a falta de consciência e atitude que não diferencia classes sociais.

Este texto foi escrito por: Ricardo Stangorlini