Webventure

Mergulho tem destaque no São Paulo Boat Show


Estande da DAN no São Paulo Boat Show (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Terminou na terça-feira a edição 2005 do São Paulo Boat Show. O evento realizado no Transamérica Expo Center reuniu cerca de 130 expositores, entre eles as principais marcas náuticas do país, que expuseram os últimos lançamentos em veleiros, lanchas, motores, equipamentos e acessórios esportivos.

Uma sessão que mereceu destaque no Boat show foi a praça de mergulho, com o Brasil Dive Show, uma série de eventos e palestras para difusão do esporte e de técnicas específicas. As principais certificadoras em operação no país estavam presentes oferecendo cursos com desconto e materiais didáticos.

A única presença internacional ficou com o estande que promove o arquipélago de Bonaire, situado no caribe. Nele representantes do turismo local mostravam panfletos com um apanhado dos hotéis, agências e serviços de viagem.

Negócios – A expectativa da organização estava em uma movimentação de 50 milhões de dólares durante o evento, que começou no último dia 27. Algumas lojas de produtos náuticos montaram estande e a praça de mergulho não ficou para trás.

Além de algumas lojas de produtos específicos, dois estandes fizeram promoção do arquipélago de Fernando de Noronha, além do espaço da Divers Alert Network (DAN), uma ONG de 25 anos voltada para assistência a mergulhadores, tratamento de doenças descompressivas e prevenção de acidentes.

Criada em 1980, a Divers Alert Network é uma organização sem fins lucrativos voltada para a difusão de informação e prestação de serviços para mergulhadores. Possui um telefone (com atendimento em português) e um e-mail para orientação 24 horas para acidentes de mergulho.

Além disso a entidade organiza pesquisas médicas e oferece treinamento para aperfeiçoar os métodos de tratamento e prevenção de acidentes de mergulho. É possível se filiar, por 69 dólares ao ano, e fazer parte do Programa de Seguro DAN, que cobre desde acidentes de mergulho até despesas com doenças descompressivas, até um total de 125 mil dólares.

No São Paulo Boat Show era possível fazer a afiliação à DAN e ainda receber algumas informações nos folhetos distribuídos. Um deles ajuda a reconhecer os sintomas da doença descompressivas e da embolia arterial gasosa.

Como diagnosticar – A doença descompressiva acontece quando o mergulhador não calcula o mergulho adequadamente ou não segue o tempo de descompressão e acumula minúsculas bolhas de gases no sangue, ou ingere uma quantidade maior de gases como o nitrogênio, prejudicial à saúde nessas condições.

Para diagnosticar a doença o folheto da DAN informa que os sintomas mais comuns são dores articulares, amortecimento de regiões do corpo, formigamento e fraqueza. Ainda é possível ocorrerem dores nas costas ou abdominais, paralisia, perda do controle da bexiga e intestinos, dor de cabeça, falta de ar, cegueira, confusão mental, vertigens, ,tosse e dores no peito.

O folheto ainda informa alguns procedimentos em caso de acidentes em mergulho com gases comprimidos. São eles: monitoramento das vias respiratórias, respiração e circulação; inalação de oxigênio na concentração 100% (todo barco para mergulho precisa ter uma garrafa de oxigênio puro); hidratação, exame neurológico completo e avaliação das funções vestibular e auditiva.

Para dúvidas, associação e mais informações, contate o e-mail brasil@diversalertnetwork.org, ou ligue via Embratel para o 0800-703-2121, disque 2 para ligação a cobrar internacional e depois 1-919-684-9111.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa