Webventure

Mesmo com chuva, 53 equipes se aventuraram na Ultimate Adventure


Equipe feminina As Penélopes no trecho de canoagem. (foto: Divulgação)

Nem a chuva gelada, o vento forte e a inacabável lama assustaram os competidores que estiveram no último sábado (17/07) na cidade de Juquitiba para participar da 2ª etapa do Circuito Ultimate Adventure 2004.

Já no briefing da prova, realizado na quinta-feira anterior, os atletas já sabiam o que iriam encontrar pela frente. A previsão do tempo indicava chuva e talvez as etapas de travessia em gruta e canyoning, ainda no começo da prova, tivessem de ser canceladas. E assim aconteceu.

As 53 equipes com três integrantes e mais um atleta-apoio largaram às 9h da Fazenda Sama, a 30 minutos do centro de Juquitiba. Logo no começo enfrentaram uma grande subida de mountain bike, com muita lama grudando nas bicicletas. E do PC 1(posto de controle) foram direto para o PC5, pois os outros foram cancelados por causa da forte chuva.

Estratégias – A organização da Ultimate Adventure tomou todo o cuidado possível no caso da mudança de tempo. Para isso, tinham duas rotas alternativas e uma delas teve de ser usada, avisando todas as equipes ainda na largada sobre algumas pequenas mudanças que iriam ocorrer durante o trajeto.

A aventura estava só começando. Nos 46km de prova encontrariam 19 postos de controle e 16 áreas de transição. Além do mountain bike, os trios realizaram trekking por dentro de pura Mata Atlântica, remaram em caiaques duplos, caminharam por pedras, atravessaram uma parede com cordas no “special test” e ainda chegaram de rafting no sítio Canoar, ponto final da disputa. E nos trechos em que o frio era maior, como na canoagem e no rafting, a organização disponibilizou chá quente para atletas e apoios.

Ao todo, foram 27km de mountain bike, 10km de trekking, 3,5 de canoagem, 1,5 de costeira, 3km de rafting e special teste, tudo isso com uma orientação por mapa topográfico que exigiu muita atenção por parte dos navegadores das equipes.

A todo o momento os ponteiros se revezavam nas primeiras colocações, criando um mistério sobre qual equipe venceria a prova. A Mamelucos, da corredora e treinadora de aventura Cris Carvalho, apontava como uma das favoritas.

Mas quem se deu melhor, mesmo depois de errar a navegação em dois trechos, foi a equipe masculina Espírito Livre/AdventureMag, formada por Jorge Elage, João Bellini, Edgardo Zabala e Nico Kimura, que cruzou a linha de chegada às 15h06.

“Viemos para ganhar”, afirmou Jorge Elage, capitão e navegador da Espírito Livre. “Fizemos nossa primeira prova há três aqui mesmo em Juquitiba e já era hora da gente ganhar”, desabafou.

Uma das estratégias do time vencedor foi deixar o navegador sentado no meio do caiaque analisando o mapa, enquanto os outros dois remavam. “É muito importante dizer que o trabalho em equipe foi fundamental para essa vitória”, concluiu Zabala, junto aos companheiros.

Em segundo lugar na Geral e em primeiro na Mista ficou a Matero, que chegou às 15h23. A Mamelucos terminou na terceira colocação na Geral, mas foi a primeira equipe mista, chegando no Sítio Canoar às 16h16. “Eu errei na navegação e acabei pegando uma entrada antes num trecho de trekking. Foi bobeira”, disse Caco, navegador da equipe, justificando o terceiro lugar. A única equipe feminina e vencedora da categoria foi As Penélopes, que chegou na sétima colocação na geral, às 16h42.

Classificação Final/etapa Juquitiba
1)Espírito Livre (masculina) 15h06
2)Matero (mista) 15h23
3)Mamelucos (mista) 16h16
4)Gaia (masculina) 16h23
5)Curupira (masculina) 16h24
6)Endurance Adventure (mista) 16h35
7)As Penélopes (feminina) 16h42

Premiação – As três melhores equipes na etapa receberam um kit de produtos Salomon das mãos das meninas da equipe Clight Salomon Atenah, patrocinadas pela marca e que estiveram em Juquitiba apreciando a competição. Receberam também bônus na inscrição para a próxima etapa do Circuito. A equipe que ganhou um caiaque duplo da Caiaker no sorteio foi a Endurance Adventure, do atleta e organizador de corridas Said Aiach Neto. Mais informações podem ser obtidas no site www.ultimateadventure.com.br.

Este texto foi escrito por: Webventure