Foto: Pixabay

Mesmo curta, Juquiá 2001 apresenta dificuldades

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Equipes logo após a largada: corrida em meio a um palmital (foto: Débora de Cássia)
Equipes logo após a largada: corrida em meio a um palmital (foto: Débora de Cássia)

Com um número recorde de equipes, 45 no total, teve largada hoje a última etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, a Juquiá 2001. Os times largaram pontualmente às 15h, do centro da cidade de Miracatu (SP). Depois de aproximadamente 800 metros de corrida em meio a um palmital, os competidores caíram na água para a natação no rio São Lourenço. Devido a uma chuva fina que caiu sobre a região da prova esta manhã, o tempo abriu e apresenta um forte mormaço.

“Apesar de uma prova curta, a Juquiá 2001 será muito competitiva. Para se darem bem, os atletas precisarão de cuidado principalmente com a estratégia e a orientação”, explica Fábio Fagayver, um dos organizadores da prova. A necessidade de uma boa estratégia deve-se principalmente ao fato de as equipes precisarem levar todos os mantimentos e equipamentos que serão utilizados durante a prova. Não há equipes de apoio ou áreas de reabastecimento.

Já no trecho de natação foi possível observar as diferenças entre os times no transporte de mantimentos e acessórios. “Levamos tudo em sacos estanque (de material especial que mantém seco o que estiver dentro dele), um para cada um. Deu certo, está tudo inteiro. Alguns times enrolaram as mochilas dentro de sacos plásticos e tiveram todas as suas coisas molhadas” explicou Walmir Corrêa, da equipe Grupoitatiaia.

Trekking, duck e bike noite adentro – Depois da natação, as equipes enfrentam aproximadamente 25 km de trekking, que deve ter sua parte final percorrida à noite pelas equipes de ponta. Os times que estiverem atrás, também precisarão de boa orientação e equilíbrio psicológico para terminar o trajeto até o Parque Miracatu, onde inicia o trecho de duck (caiaques infláveis).

Nesta primeira parte de duck, haverá poucas corredeiras e os competidores subirão o rio Juquiá. Daí, partem para os 50 km de mountain bike. “Como choveu nos últimos dias, haverá muito barro nas trilhas a serem percorridas com mountain bike. O desgaste físico será muito grande aí”, explica Fábio Fagayver. Depois da etapa de bike haverá a fase de duck, agora com corredeiras, no Juquiá. A chegada acontece no Sítio Canoar, nos ducks. A previsão é que os primeiros times cheguem ao fim da prova às 9h.

Continue acompanhando no Webventure todas as novidades da Juquiá 2001.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: outubro 20, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure