México: um país para quem gosta de lugares históricos, gastronomia, agito e belas praias

Gabriel Gameiro/ Viagem, Vida ao Ar Livre

Quando você pensa no México, o que vem em sua cabeça? Muitos podem dizer: Chaves, mariachis, pimenta e sombreiros. Estes são alguns clássicos mexicanos. Porém não é só disso que vive o país. Poucos lugares no mundo podem se gabar de oferecer opções tão distintas e abrangentes ao turista quanto o México. Ruínas de antigas civilizações estão por todas as partes, das pirâmides de Teotihuacan, nos arredores da capital, à cidade murada (e de frente para o oceano) de Tulum, na Riviera Maia.

Foto: jkraft5/Fotolia

Foto: jkraft5/Fotolia

A Cidade do México, com seu trânsito insano e que parece estar sempre acordada, oferece diversas grifes internacionais para quem está interessado em compras e casarões que remetem ao tempo da colonização espanhola. Isso sem se esquecer de uma das catedrais mais imponentes das Américas, a casa de Frida Kahlo, entre outros pontos turísticos.

O engenheiro ambiental Daniel Recco, viajou ao México em 2016 com sua namorada e voltou cheio de histórias para contar! Ele lembrou que o país oferece diversos museus que precisam ser conhecidos. “A cidade é bem servida pelo metrô e tem excelentes museus, como da Frida, do Trotsky (visita obrigatória – fora do roteiro super turístico), do Rivera, e de artes no geral. Mas o principal museu é o de antropologia, que conta a história da ocupação da mesoamérica pré-colombiana, cheio de relíquias e pesquisas”, afirma.

Depois da Cidade do México, o engenheiro ambiental foi para Oaxaca. “Tem belezas antropológicas, naturais como a cachoreira Hierve el Água, e também sítios arqueológicos. A cidade de Oaxaca tem uma feira para produtos locais que você acha desde bordados manuais até grilo frito – iguaria típica da região. Tem que provar!”, conta.

Participe do Circuito Rios e Ruas Caixa 2017 – Etapa Parque Ecológico do Tiete. Clique aqui e inscreva-se!

Depois de Oaxaca o casal foi para o estado de Chiapas, o estado é o mais pobre do México, no entanto conta com uma diversidade cultural enorme. “É lá que atua o exército zapatista, mas não tem risco para turistas. A cidade que ficamos foi San Cristóbal de Las Casas – bastante turística e muito linda. Cheio de lugares ótimos pra comer e visitas de day-trip para fechar com as agências locais”, comenta.

Depois de Palenque, eles foram à Quintana Roo, um estado costeiro mais conhecido pela cidade de Cancún. Para Daniel, essa cidade é superestimada. “Só tem resorts de luxo e praias privadas. O tiro certo é ir pra Playa del Carmen. Com hospedagens mais em conta e uma localização melhor, dá pra fazer dezenas de day trips pela a Riviera Maya”, conta. Tem algumas vans de baixo custo que saem para essas atrações.

Veja abaixo alguns dos lugares que Daniel indicou para quem vai visitar o país:

1. Teotihuacán

Foto: Will Daniel/Fotolia

Foto: Will Daniel/Fotolia

“Para chegar lá dá pra ir de ônibus (caro) ou de transporte público (bem barato). A vista é incrível e é possível subir nas pirâmides, diferente das de outros lugares. Estão muito bem conservadas. Leve água e comida, é uma boa saída porque lá a infraestrutura deixa a desejar um pouco”, afirma Daniel. O sítio arqueológico oferece aos visitantes uma viagem pela cultura e história do povo que vivia lá. Os turistas podem andar em meio as construções e subir nas pirâmides, visitar palácios e ver afrescos preservados. Você pode visitar essa cidade durante o dia ou a noite.

2. Palenque

“Na minha opinião tem as ruínas mais lindas de todo o México. São dezenas de pirâmides no meio da mata, muito bem conservado e por ser em um local mais remoto é mais vazio de turistas”, lembra o engenheiro. Esse é considerado por muito, o sítio arqueológico mais bonito do país, atingiu seu auge entre os anos 600 e 800 d.C. Depois de abandonado ele foi devorado pela selva ficando isolado por muito tempo.

3. Hierve el água

Foto: Emma/Fotolia

Foto: Emma/Fotolia

É um conjunto de formações rochosas naturais, o acesso a esse local é por uma estrada de terra bem estreita. O lugar é formado por duas falésias com mais ou menos 60 metros de altura, repleto de cascatas solidificadas de carbonato de cálcio. Uma das falésias, chamada “chica cascada”, contém duas grandes piscinas artificiais para natação, uma série de pequenas piscinas naturais, sendo que uma delas fica muito próxima à beira do precipício.

4. Playa del Carmen

Localizada na costa da Riviera Maya, cerca de 65 km de Cancún. Apesar de estar perto, esse lugar tem características muito diferentes de Cancún, ele remete muito a praias europeias, onde você encontra pessoas jovens e mais festeiras de várias partes do mundo. O centro de Playa del Carmen é onde tudo acontece, o calçadão é a principal via turística do lugar, onde ficam muitas lojinhas. A noite é um point da cidade, e durante o dia é uma lugar muito tranquilo de caminhar.

5. Ruínas de Tulum

Foto: olivier/Fotolia

Foto: olivier/Fotolia

Dominada por maias, Tulum hoje é uma relíquia histórica onde ainda vivem as ruínas de fortalezas construídas por esta civilização milenar. O Castelo e o Templo de Los Frescos são algumas das construções mais visitadas do país e permanecem como uma lembrança ancestral, antes de acontecer a invasão espanhola.

6. Praia de Akumal

Essa praia é muito procurada por turistas que querem mergulhar em águas rasas acompanhados por tartarugas que habitam o local. A aproximadamente 100 km de Cancún, a praia também é um ambiente de desova destes animais, para chegar lá é preciso ir pela Carretera Cancun-Tulum, principal rodovia da região da Riviera Maya.

7. Ilha de Cozumel

Foto: Richard Carey/Fotolia

Foto: Richard Carey/Fotolia

“Ilha que tem o mergulho mais lindo das Américas, além de não exigir curso para os mergulhos básicos”, conta Daniel. Localizada a 60 km ao sul de Cancún, a famosa Ilha Cozumel é um daqueles lugares que faz qualquer pessoa perder o fôlego. Ela caracteriza-se pelo incrível cenário das praias de Cancún, com areia fina e branca, água cristalina, e com uma temperatura um pouco mais elevada. Além disso, pelo fato de as águas locais possuírem uma grande concentração de vida marinha, esse é um dos points preferidos dos mergulhadores.

Last modified: outubro 20, 2017

[fbcomments]
Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.