Por Los Pampas é opção para 2009 (foto: Divulgação)
Direto de Lisboa, Portugal – A imprensa européia, no primeiro fim de semana que precede o cancelamento da maior prova de rali do mundo, avança com informações sobre possíveis locais onde poderia acontecer a prova de 2009 do Rally Dakar.
A América do Sul figura como um dos destinos possíveis, assim adianta o jornal lisboeta Diário de Notícias. Segundo o jornal, a organização do Dakar já teria conversado com os responsáveis pela organização do Rally Por Los Pampas, na Argentina e Chile, prova que integra o calendário mundial de rali. Está hipótese teria como largada a Argentina e o Chile como local de chegada. Uma grande desvantagem de ter a América do Sul como anfitriã da prova seria os custos elevados, tanto para a organização quanto para os pilotos.
O Sudeste Asiático também figura como possibilidade para receber o Dakar, pois nesta região encontram-se antigas colônias francesas, um fator relevante para os organizadores e principais patrocinadores, todos franceses. O exotismo da região, somado a maior receptividade de investimento na Ásia, em comparação a América do Sul, são outros fatores que pesam a favor da hipótese sul-asiática, como informa o jornal Diário de Notícias.
África cada vez mais distante – Alguns jornais europeus questionam as declarações de Etienne Lavigne, diretor da prova, sobre o retorno da corrida à África, em 2009. A afirmação de que a prova retornaria em 2009, foi feita após sua anulação, depois do governo francês ter avisado que havia ameaças diretas a realização da prova.
As hipóteses do Rally Dakar acontecer no continente africano no próximo ano, diminuem a medida que a instabilidade aumenta no Grande Magrebe – região composta por Marrocos, Saara Ocidental, Argélia, Tunísia, Mauritânia e a Líbia.
O jornal francês Liberátion considerou, a anulação desta trigésima edição do Dakar pode bem significar a morte dos rally-raides no continente africano. Para o jornal, é difícil acreditar em uma 31ª edição, mesmo a organização tendo prometido regressar em 2009.
O rally Dakar vítima do terrorismo, foi o título do Fígaro, e complementa com o histórico de ameaças da prova: inevitavelmente coloca-se a questão sobre o futuro do ralli, já ameaçado em grande número de países africanos que atravessa desde as suas primeiras edições.
O diário esportivo LEquipe é mais prudente, o futuro dirá se a realização de um Dakar em solo africano está ainda no domínio do possível. Como é evidente, para o primeiro acontecimento esportivo de renome internacional diretamente anulado devido ao terrorismo, o aumento do perigo no norte do continente não leva ao otimismo, afirma o jornal.
Este texto foi escrito por: Renato Mendes, especial para o Webventure
Last modified: janeiro 7, 2008