Webventure

Mike Sanderson e Paige Railey são os melhores velejadores de 2006


A americana Paige Railey no Mundial em Fortaleza (foto: Ricardo Dubeux/ www.webventure.com.br)

A Federação Internacional de Vela (ISAF) anunciou na noite de ontem os melhores velejadores de 2006. O comandante campeão da Volvo Ocean Race, o neozelandês Mike Sanderson, e a americana Paige Railey, vencedora da maioria das regatas internacionais na Laser Radial, foram escolhidos para o prêmio máximo segundo o júri da entidade.

O título se refere ao desempenho dos velejadores entre 1° de setembro de 2005 e 31 de agosto de 2006. Railey venceu diversos títulos na temporada, sendo que o principal foi o mundial disputado em Fortaleza, no fim de novembro passado. Na edição 2005 do Velejador do Ano, a veterana Ellen MacArthur, da Inglaterra, foi a escolhida após bater o recorde de circunavegação em solitário, a bordo do trimarã B&Q.

Railey afirmou ter ficado surpresa com a vitória. “Não pensei que tinha chances de vencer. Já estava muito feliz só por ter sido indicada. Assim como também não esperava vencer o Mundial no Brasil, mas consegui”, comentou a americana, que também venceu a competição-teste para as Olimpíadas em Qingdao, China, em agosto.

Sanderson – A Volvo Ocean Race largou em outubro de 2005 da Espanha e deu a volta ao mundo em quase nove meses. Mike Sanderson comandou o veleiro holandês ABN Amro 1 e conseguiu uma vitória história antes mesmo da última etapa. O Open 70 comandado por ele foi o primeiro em seis das nove pernas e cinco das sete regatas in port. O velejador espanhol Fernando Echavarri venceu a edição 2005 do prêmio.

“Estou incrivelmente honrado com esse prêmio. É algo que venho buscando com muito interessa há anos”, comemorou Sanderson. “É muito bom estar na lista dos melhores do mundo. Sinceramente não me considero merecedor, mas o júri me indicou, é uma grande honra”, concluiu. A apresentação aconteceu em Helsinque, na Finlândia.

O brasileiro Robert Scheidt já ganhou o título de melhor velejador do ano duas vezes, em 2004 e 2001. Nenhum brasileiro foi indicado para a edição 2006.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure