Foto: Pixabay

Mike Sanderson é quarto no Trophée Clairefontaine

Redação Webventure/ Vela

A flotilha reunida para a largada (foto: Jean-Marie Liot/ Sailing One)
A flotilha reunida para a largada (foto: Jean-Marie Liot/ Sailing One)

O comandante do ABN Amro 1, vencedor da edição 2005/2006 da Volvo Ocean Race, obteve a quarta colocação na regata Trophée Clairefontaine, prova disputada na França e que reuniu outros sete campeões de diversas categorias da vela.

Na sexta feira (1) Mike e sua tripulação (formada pelos companheiros Rob Greenhalgh e Sidney Gavignet) aproveitaram o warm up para se ambientar ao catamarã SailingOne. Após oito voltas de duas horas em um percurso montado entre três bóias, o neozelandês obteve a oitava posição, com 29 pontos.

Às 9h30 do sábado (2) os oito convidados da competição cruzaram a linha de chegada para a primeira disputa do dia no canal La Trinité-sur-Mer, em direção à bóia Quo Vadis. Sob um vento de 12 nós sudoeste o velejador Franck Cammas ditou o ritmo forte, com Vincent Riou e Pascal Bidégorry travando uma briga acirrada logo atrás. Cammas montou a bóia em primeiro e seguiu firme na liderança até completar a primeira perna na primeira colocação. Mike Sanderson surpreendeu e chegou na terceira colocação, atrás de Vincent Riou.

Grande atuação – Na segunda disputa do dia, o campeão da Volvo foi penalizado na largada e ficou muito atrás dos outros velejadores. Porém, Mike mostrou todo o seu talento e antecipou a mudança de direção do vento no meio da baía e no fim do percurso, efetuando uma manobra diferenciada para cruzar na primeira colocação.

Na terceira e última competição do sábado, Loïck Peyron obteve uma vitória inquestionável com um vento irregular e muitas nuvens no céu. Após o primeiro dia, Franck Cammas era o líder, com 32 pontos, seguido de Sanderson com 26 e Loïck Peyron com 24.

No último dia de competições, Mike não conseguiu manter uma regularidade e obteve uma quarta colocação, duas oitavas e duas quintas nas disputas. Com 41 pontos marcados, ele ficou com o quarto lugar, atrás de Franck Cammas, 60 pontos, Jérémie Beyou, 58 pontos e Loïck Peyron, 52pontos. “Eu me diverti bastante nessa prova. Infelizmente hoje (3) não foi um bom dia, as coisas foram melhores ontem (2), onde as pernas eram mais longas e o vento mais forte. Eu adoraria voltar”, comentou Mike Sanderson, que não competia em um multicasco desde os 16 anos de idade.

O próximo desafio do velejador começa já essa semana, na Itália. Ele vai disputar a Copa Maxi Yacht Rolex 2006, em Porto Cervo, Sardenha, a bordo do ABN Amro 1. Na tripulação, além de Mike, estarão Brad Jackson, Justin Slattery, Sidney Gavignet, George Peet, Scott Beavis, Neil Cox, Mike Quilter, Matt Stechmann, Richard Kent, Phil Harmer e Emma Sanderson.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 4, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure