Webventure

Minas Gerais quer recuperar Mata Atlântica

O IEF – Instituto Estadual de Florestas e o Promata-MG – Programa de Proteção da Mata Atlântica realizam, entre os dias 01 e 03/9 a oficina técnica para estabelecer os procedimentos que serão utilizados no programa de incentivo à recuperação e recomposição de áreas degradadas localizadas entre as Unidades de Conservação de Minas Gerais.

No encontro, realizado no município de Aimorés (MG), serão definidos os critérios que serão observados na caracterização das áreas escolhidas para se fazer a recomposição e as diretrizes para a produção de mudas para reflorestamento dessas áreas.

Participam do evento, representantes dos Escritórios Regionais, dos Núcleos de Florestas, Pesca e Biodiversidade do IEF e técnicos viveiristas das regiões Rio Doce, Centro-Sul, Mata e Nordeste, que compõem a área de abrangência do Promata-MG.

Objetivos – O principal objetivo da oficina é o estabelecimento de estratégia para as ações de fomento da recomposição da Mata Atlântica no entorno dessas unidades e em áreas de conexão entre elas (os corredores ecológicos).

Esses terrenos, geralmente, são formados por propriedades particulares. Os recursos destinados para os incentivos ao fomento florestal serão provenientes do Banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), de Recursos da Reposição Florestal do Estado, entre outros. Em 2004, está prevista a destinação de cerca de R$ 1,5 milhão.

Na primeira fase, a recomposição florestal será direcionada principalmente para as Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente nas propriedades de três regiões: nos Parques Estaduais da Serra do Brigadeiro, do Itacolomi e do Rio Doce, além do Parque Nacional da Serra do Caparaó.

Um estudo indicará as áreas prioritárias a serem incentivadas para aumentar a área efetiva das unidades de conservação para estabelecer as principais áreas de conexão entre e estabelecer a melhor relação de custo e benefício. Esse estudo está em sua fase inicial e utiliza técnicas de geoprocessamento.

Este texto foi escrito por: Webventure