Mingione fez sua estréia no Dakar. (foto: Arquivo BR Lubrax)
Luís Mingione está trazendo o único título brasileiro neste Dakar 2002. Em sua estréia no chamado rali mais difícil do mundo, o piloto da Equipe BR Lubrax foi o melhor na categoria para motos com até 250 cilindradas com sua Honda Rally Tornado.
Antes de partir para o Dakar, o objetivo de Mingione era apenas terminar. Isto porque estava firme numa missão ainda mais fundamental: largar junto com todos os demais competidores em Arras, na França. No ano passado, ele já estava garantido como um dos pilotos de moto da BR Lubrax quando sofreu um acidente nas ruas de São Paulo e foi substituído por Jean Azevedo.
O começo – Desta vez, tudo deu certo para o piloto paulistano de 43 anos que começou em moto off-road em 1982. Somente cinco anos mais tarde participou da primeira competição, o Enduro das Montanhas, tradicional prova para motos realizada anualmente em Campos do Jordão (SP). Foi o décimo na categoria Estreantes.
O primeiro grande título veio em 1995, na categoria Marathon do Rally dos Sertões. Em 98, Mingione, que trabalha como analista de pesquisa e desenvolvimento da Honda no Brasil, correu no Japão pelo Enduro Honda e Campeonato Cross-country, vencendo uma etapa neste último dentro da categoria Motos 4 tempos até 400cc.
Neste Dakar, Mingione comemorou vitórias em sua categoria por dez etapas das 14 (ou 16, se considerar cada especial das “etapas-maratona” em separado) realizadas. No fim do rali a disputa estava reduzida apenas a ele e Jean Boete, também pilotando uma Honda.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira