A história desta aproximação mineira com o mar de Cabo Frio nasceu há muito, e talvez tenha iniciado a parceria definitiva ao final da década de 60 e início da década de 70, isto é, Cabo Frio se tornaria o grande prêmio do Juiz de Forano, ao final de um ano de trabalho.
A aventura de fazer este percurso de bike, por estradas de terra, foi iniciativa do Maurão (já falecido) e Pato Rouco, que pegaram suas bikes (ainda rústicas), e a partir de informações de motoqueiros, jipeiros, pessoas locais e mapas rodoviários, fizeram a primeira viajem de bike para Cabo Frio, por estradas de terra.
A partir de então, diversas outras pessoas a fizeram pelo mesmo trajeto, ou criando alternativas diferentes, mas, sempre que possível por estradas de terra. Existem hoje grupos de pessoas que empreendem viagens de aventura a Cabo Frio de bike e há até o meu caso, em que fui sozinho (fui a única pessoa que fez este trajeto isoladamente, em 2005).
A viajem é de uma beleza ímpar, pois em apenas cinco dias passamos de belíssimas regiões de montanhas, muitas matas, nascentes, cachoeiras (cerca de 15 cachoeiras), cidades centenárias, até no 5º dia culminar com o mar de Búzios. Um outro exemplo de beleza natural pela qual passaremos, é a região de São Pedro, Lumiar e Barra do Sana, esta última, uma reserva natural localizada em uma região de montanha belíssima.
Retornarei agora, em 19/05/08, acompanhado por meu amigo Marcelo. Nesta nova viagem, todo o trajeto será mapeado com GPS, e também filmado e fotografado. A viagem será também divulgada por revistas especializadas de aventuras e o material filmado e contado, poderá se tornar uma parte do programa de aventuras da Renata Falzoni na ESPN.
Na viagem feita em 2005, tive contato com políticos das regiões por onde passei e vários deles demonstraram um grande interesse de que este percurso pudesse se tornar uma grande prova de aventura. Nossa intenção em mapear o percurso, é também de transformá-la em uma prova de aventura.
Como ilustração, houve situações bastante interessantes, como tombos, erros de rota, chuvas torrenciais, lamas, travessia de rio Macaé, que havia saído do leito e invadido a estrada, entre outras.
Hoje a viagem padrão passa pelos seguintes locais:
1º dia: Saída Carrefour pela estrada da Graminha até Matias Barbosa(MG) – Sarandira(MG) – Mar de Espanha (MG)
2º dia: Sapucaia(RJ) – Aparecida (RJ) – Sumidouro (RJ)
3º dia: Lumiar (RJ)
4º dia: Barra do Sana (RJ)
5º dia: Rio das Ostras(RJ), Buzios(RJ) e Cabo Frio (RJ)
Este texto foi escrito por: Marcus Cezar Reis