e Lorenzo ao lado dos lagos na Cordilheira dos Andes (Peru) (foto: Beto Madalosso/ Arquivo)
Eu, Beto Madalosso, e meu irmão Lorenzo, acabamos de concluir uma viagem de moto, de Curitiba (PR) ao Alaska, nos Estados Unidos. A viagem foi iniciada em Curitiba, no dia 8 de maio, e concluída no Alaska, no mês de agosto, 100 dias depois da partida.
Durante esse trajeto passamos por 14 países, após percorrer 30.000 quilômetros. Na maior parte do tempo, seguimos pela costa do Pacífico. Rodamos por dentro das florestas colombianas e sobre os desertos de Atacama, no Chile, deserto da Baja Califórnia, no México, e do Vale da Morte, nos Estados Unidos.
Atravessamos, ida e volta, as montanhas do altiplano peruano, visitando Machu Picchu e o lago Titicaca (o mais alto do mundo). Dormimos em vilas de pescadores, cidades abandonadas e metrópoles pelo caminho. Embarcamos por cinco dias com nossas motos num pequeno veleiro no mar do caribe para ir de Cartagena (Colômbia) até o porto Porvenir, no Panamá, conhecendo assim o arquipélago paradisíaco de San Blas.
De avião – Tomamos um avião na cidade de Quito, Equador, para visitar as ilhas Galápagos, sala de estudos de Darwin na teoria da evolução. Rodamos por estradas perfeitamente pavimentadas e outras de terra em péssimo estado. Dormimos em hotéis, casas de pessoas que conhecemos pelo caminho e acampamos no Yosemite National Park, na Califórnia.
Já no Canadá, rodamos pela estrada conhecida como estrada mais linda do mundo e ali encontramos não só neve nas montanhas, mas também ursos e búfalos que circulavam na beira das estradas.
Entramos no Alaska pela Top-Of-The-World-Highway, uma estrada de areia que segue pelo tomo das montanhas e aumenta o horizonte de quem esta por ali. Essa é uma síntese da grande quantidade de acontecimentos que essa viagem nos proporcionou.
Temos um website sobre a viagem www.betomadalosso.com.br onde postamos textos e fotos.
Este texto foi escrito por: Beto Madalosso