Webventure

Mini corrida de aventura agitou Jaciara

O Triatlo Eco-Radical, um espécie de mini corrida de aventura individual, agitou o segundo final de semana da Temporada de Esportes Radicais em Jaciara, (142 km de Cuiabá-MT). Durante cerca de quatro horas, a prova colocou os atletas em contato direto com três modalidades: orientação, rapel e canoagem. O vencedor, no masculino, foi o mecânico de aviões João Gualberto Souza, o João Radical, de Primavera do Leste. Entre as mulheres, a local Maria Helena Silva.

Dez minutos antes do início da prova, às 11h30 do último sábado, cada competidor recebeu um mapa da região do entorno do rio Tenente Amaral. Lá constavam as indicações sobre o trajeto a ser percorrido durante o dia e a localização dos chamados pontos de controle. Contando apenas com a ajuda do mapa e de uma bússola, eles caíram na trilha para a prova de orientação.

A primeira missão era encontrar os 10 pontos determinados (PCs), na seqüência exata e no menor tempo possível. Ao encontrar um deles (latões alaranjados ajudavam na identificação), o atleta recebeu uma senha de controle para colar em seu mapa, passando imediatamente a procurar o próximo ponto. “É o trecho mais difícil de toda a prova pois, caso o atleta se perca, o percurso de doze quilômetros pode se tornar bem maior”, alertou Marcos Sovinski, diretor da prova.

Sobe morro… – Não fosse a dureza da missão, o trajeto poderia ser considerado uma dádiva. Os competidores suaram a camisa em meios a pontos de extrema beleza, como a Lagoa Azul e as cachoeiras da Mulata e da Fumaça. Um morro o primeiro grande desafio. O quinto PC a cerca de 50 metros de altura após uma subida bastante íngreme.

O rapel, técnica de escalada utilizada em descidas, entrou em cena a partir do penúltimo PC, na cachoeira da Mulata, com quase 30 metros de queda. Dali, os sobreviventes avançavam rumo à terceira etapa: caiaque e remo contra três quilômetros de corredeiras no rio Tenente Amaral.

“Esta é uma das provas mais fortes. São três modalidades que exigem muito do atleta e podem levá-lo à exaustão”, alertava, minutos antes da prova, João Radical. Campeão com um tempo de 1h55, ele exibia no rosto cansado cada quilômetro percorrido durante o dia. “Pelo tempo, eu fiz uma boa prova. Mas eu errei demais na orientação e, por causa disso, corri muito mais do que o necessário, quase o dobro”, disse o atleta, que já havia sido campeão outras duas vezes no Triatlo em Jaciara.

A aventura em Jaciara terminou no domingo, com uma apresentação de motociclistas. Na próxima semana, a Temporada volta com tudo, com a realização de uma etapa da Copa Brasil de mountain bike e a presença do hexacampeão brasileiro Márcio Ravelli.

Este evento tem patrocínio/apoio de:



Temporada de Esportes Radicais – resultados

Triatlo Eco-Radical

Masculino

1) João Gualberto Souza (Primavera do Leste) – 1h55

2) Ernesto Penteado (Cuiabá) – 2h01

3) Haroldo Martins (Cuiabá) – 4h12

Feminino

1) Maria Helena Silva (Jaciara) – 3h24

2) Elaine Corrêa (Jaciara) – 3h47

3) Juliana Carnelocci (Cuiabá) – 4h13

Este texto foi escrito por: Webventure