89 velejadores participantes já largaram para a regata (foto: Divulgação)
A largada da Transat 6,50 Charente-Maritime/ Bahia, a Mini Transat, estava inicialmente prevista para o último domingo, dia 16/09, de La Rochelle, na França. No entanto, devido a uma frente fria no local, a organização optou por adiar início da regata, cujo destino final é Salvador, na Bahia, para às 12h30 desta terça-feira. Os 89 velejadores participantes partiram exatamente às 12h38 de hoje, com ventos de 15 nós, rumo a sua primeira parada: a Ilha da Madeira.
A equipe meteorológica havia constatado que uma frente fria chegaria do Golfo de Gascogne durante a noite de segunda ou na manhã desta terça, gerando ventos de 9 nós e chuva de granizo. Os velejadores enfrentariam uma tempestade de frente e de través, com mar revolto.
A organização considerou as condições arriscadas e optou por remarcar a largada. A intenção era de que eles partissem apenas nesta noite ou na manhã da quarta-feira, mas como o tempo melhorou, eles puderam largar ainda nesta manhã.
Os velejadores terão a partir desta terça um anti-ciclone, quer dizer, ventos de Norte/Oeste, com força 4 ou 5, com temperatura e força ideal para uma largada em segurança. Dentro de dois dias na altura do Cabo de Finisterra eles terão uma estabilidade de ventos Norte, com os Alizes Portugueses. A frente fria que impediu a largada da Regata no domingo passará nessa madrugada início da manhã desta terça-feira, não atingindo mais a frota dos minis 6,50, explicou o diretor de prova Denis Hugues.
Apesar do atraso, a previsão de partida da Ilha da Madeira para Salvador permanece a mesma, 06/10. A primeira parte da regata terá dois mil quilômetros, enquanro a segunda terá 5.800 quilômetros. A previsão de chegada ao Brasil é 25/10.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 18, 2007