Webventure

Ministério do Esporte começa a construir um Centro de Altitude em Minas Gerais


Atletas poderão se beneficiar com o treinamento (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

O Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Itamonte (MG), começa a elaborar um projeto arquitetônico para a construção do primeiro centro de treinamento em altitude do Brasil. A obra será realizada em parceria dos governos federal, estadual e municipal. Até o mês de fevereiro, o projeto deve estar pronto.

Pista de atletismo, ginásio poliesportivo, parque aquático e alojamento serão construídos em um terreno localizado a 2.100 metros acima do nível do mar.

“É um diamante esportivo, porque nossos desportistas não precisarão mais viajar para o exterior em busca de melhor condicionamento físico, o que vai gerar economia”, explica Djan Madruga, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e ex-campeão de natação. Alguns atletas já treinam no município mineiro, a fim de melhorar o condicionamento físico na altitude.

Até que o Centro fique pronto, o Ministério do Esporte fez uma parceria com o único hotel de Itamonte, para acomodar os atletas. Ainda neste mês, o local receberá academia e um laboratório que serão operacionalizados pela Rede Cenesp, que trabalha com pesquisas científicas esportivas.

Visita – Representantes de diversas confederações estiveram em Itamonte no mês de dezembro para conhecer e avaliar o local que receberá os atletas.

Estiveram presentes representantes do Comitê Olímpico, Paraolímpico e das seguintes confederações: Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), Confederação Brasileira de Remo (CBR), Confederação Brasileira de Triatlon (CBTri), Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA). Os atletas da Luta serão os primeiros a estrear a nova academia no hotel da cidade.

Este texto foi escrito por: Webventure