Webventure

Ministério público investiga incêndio na Serra dos Órgãos

O Ministério Público pretende descobrir quem é culpado pelo incêndio na Serra dos Órgãos no mês passado. Foram instaurados dois inquéritos civis que vão investigar se houve omissão de autoridades federais, estaduais e municipais no combate ao fogo que destruiu, durante 11 dias, 90 hectares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis.

Além de apurar responsabilidades, o MP vai exigir dos órgãos ambientais a criação de um programa de prevenção a incêndios para que o problema não se repita nos próximos anos. Os primeiros a serem ouvidos serão representantes do Corpo de Bombeiros, do Ibama, da Secretaria estadual de Meio Ambiente e da Prefeitura de Petrópolis.

O diretor do Núcleo Regional de Unidades de Conservação, Jovelino Muniz, disse que foram detectados 180 focos de incêndio no entorno do parque nos últimos três meses, 60 deles nas áreas de domínio do DNER junto às rodovias federais. Muniz admitiu que ocorreram falhas nas operações de combate ao incêndio na Serra dos Órgãos e que a devastação poderia ser evitada se existissem recursos para prevenção.

Este texto foi escrito por: Webventure