O Ministério do Turismo firmou um acordo com o Ministério do Meio Ambiente sobre a utilização das unidades de conservação brasileiras para ecoturismo. O que já chegou a ser proibido hoje tem um plano de cooperação operacional e financeira para o manejo.
Os Parques Nacionais das regiões Nordeste e Sul serão os primeiros a receber os benefícios do acordo, assim como algumas áreas de preservação ainda não divulgadas. O turismo e o meio ambiente vão estar sempre juntos. Sem a preservação das belezas e das riquezas naturais será difícil convencer as pessoas a visitarem o nosso país, comentou Marina Silva, ministra do meio ambiente na assinatura do acordo, feita no Salão do Turismo, no dia 6 de junho em São Paulo.
Ela aproveitou a ocasião para pedir o apoio de governos estaduais e municipais para o sucesso do acordo. Esse entendimento deve ser de todos nós e particularmente dos responsáveis pela gestão pública dessas políticas, tanto de promoção do turismo sustentável quanto da proteção dos recursos naturais”, concluiu.
União – O acordo também prevê a criação de um grupo de trabalho dos dois ministérios para identificar as potencialidades de cada Parque Nacional e promover o turismo nessas áreas.
Este texto foi escrito por: Webventure