Foto: Pixabay

Ministros do Turismo e do Meio Ambiente assinam acordo de sustentabilidade no turismo brasileiro

Sérgio Franco  Marina Silva e Mares Guia  no auditório do Adventure Congress (foto: Cristina Degani)
Sérgio Franco Marina Silva e Mares Guia no auditório do Adventure Congress (foto: Cristina Degani)

A Adventure Fair, feira de esportes e turismo que acontece até amanhã na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu ontem o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva para a cerimônia de assinatura do documento de cooperação técnica para a inserção dos princípios de sustentabilidade no desenvolvimento da atividade turística no Brasil.

A expectativa dos ministérios é que o acordo fomente o debate entre organizações governamentais, ONGs, empresários, instituições de ensino docentes e discentes, comunidades tradicionais e a própria sociedade civil, o que contribuirá para a identificação de ações que podem ser realizadas de forma integrada, a curto, médio e longo prazo. “Estamos formalizando esta união da forma mais abrangente possível e atuaremos firmemente pela sustentabilidade e pela certificação da atividade no Brasil”, ressaltou o ministro.

Ainda segundo ele, o turismo é responsável por mais de 10% da riqueza gerada em todo o planeta e por um emprego a cada nove no mundo. “Temos no Brasil 4,5 milhões de empregos ligados à atividade e estamos trabalhando para gerar mais 1,5 milhões de postos de trabalho em quatro anos. Queremos também movimentar R$ 8 bilhões em divisas. Turismo é emprego, divisão de renda e geração de riquezas”. Outros dados citados por Walfrido referem-se ao PIB. O total movimentado pelo turismo no Brasil corresponde a 3,5% do Produto Interno Bruto, enquanto na França e na Espanha este índice é quatro vezes maior.

União das forças – “É um evento espetacular, que está celebrando o compromisso assumido pelas duas pastas aqui representadas na luta pela sustentabilidade e pela certificação do turismo no território brasileiro”, disse o Mares Guia.

Para Marina Silva, a importância de um evento como este é fazer a ponte entre a preservação e o desenvolvimento. “O objetivo é promover a inclusão social e novas formas de interação entre o homem e a natureza. O ministério do Meio Ambiente preza pelo uso sustentável dos recursos naturais e entende que uma das formas de preservar esses recursos ‘e que eles possam dar respostas econômicas, mas que essas respostas não venham em prejuízo”, disse Marina

A ministra do Meio Ambiente complementa dizendo que o turismo é uma das atividades que se articulada da forma correta, do ponto de vista correto e ambiental, promove o desenvolvimento e a interação do meio social e ao mesmo tempo é uma fonte de geração de emprego e renda.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: agosto 10, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure