O Brasil garantiu três atletas no skysurf dos próximos X-Games, as Olimpíadas dos esportes radicais, que acontecem em agosto, nos EUA. Thiago Minniti e o cameraflyer João Tamborindeguy, além de outro câmera Luís ‘Sabiá’ Santos, conquistaram a vaga anteontem, durante a seleção virtual para a prova.
“Desta vez não houve os trials – competições classificatórias. Os interessados mandavam vídeos para a comissão e eles davam notas. Acompanhamos tudo pela internet, passei o sábado no computador até descobrir que tinha sido selecionado”, conta Minnitti, em entrevista exclusiva à Webventure. Para o skysurfer de 26 anos, cujo nome passou a ser popular na modalidade no ano passado, a vaga é resultado de uma volta por cima.
Webventure – Em 99 você chegou perto desta vaga, não?
Thiago Minniti – Tive problemas com o meu cameraflyer da época, o Edson Pacheco, e o patrocinador antigo. Isso me derrubou… fiquei parado no tempo. Depois consegui um novo patrocínio, da RedBull, e reencontrei o João Tambor. A gente já se conhecia de muito tempo, ele estava saltando no exterior, mandando bem. Em janeiro deste ano, fiquei uns 15 dias nos EUA saltando com ele, pra ver se rolava ou não, e a gente se deu bem. Com 70 saltos conseguimos esta classificação.
Webventure – Como foi feita a seleção neste ano?
Minniti – A seleção foi virtual. A gente tinha que mandar um vídeo com cinco saltos, com saída e chegada diferentes, isso é bem difícil. Eu e o João fizemos esse vídeo no mês passado, na Flórida (EUA), no Skydive Space Center, o mesmo lugar onde aconteceram os trials de 99, sob um sol de 40 graus. Quem viu disse que a gente tava saltando legal… Aí eu passei o sábado todo na internet, acompanhando a transmissão da seleção. Na madrugada descobri que tinha a vaga. Mas só hoje eu caí na real: estou nos X-Games.
Webventure – O seu nome vem aparecendo mais desde o ano passado… Afinal quando você começou e o que aconteceu de mais importante na carreira até então?
Minniti – Comecei em 96, com cento e poucos saltos, vi um cara com prancha… no começo tentava saltar simulando uma prancha nos pés. Aí comprei uma, saltei escondido porque precisava ter curso e 400 saltos. Depois eu soube de um campeonato em 97, cheguei no Pierre Chofard e pedi para entrar no campeonato. Ele falou que ia treinar nos EUA, me convidou e fiquei lá uns 20 dias aprendendo as manobras básicas. Foi o Pierre quem me ensinou tudo, foi meu coach por muito tempo… Voltei para o Brasil pra competir, ganhei o Brasileiro quando ninguém me conhecia. Acabei ganhando também em 98 e 99, quando fui para o Mundial e fiquei em 15º lugar sabendo que tinha mais skysurf no pé.
Webventure – Você vai treinar para os X Games nos EUA ou no Brasil?
Minniti – Vou treinar nos EUA, lá a gente tem avião todo dia e está sempre por dentro das novidades. Quero ver se a partir de julho começo a treinar na Califórnia para me acostumar ao ambiente. Eu acabei de chegar ao Brasil, vou tirar uma semana de descanso, tô quebrado, preciso de uma fisioterapia. Não é só saltar, tem que ter uma preparação física e psicológica, estudar, ninguém vai longe comendo pizza e dormindo tarde… São segredos que eu estou descobrindo e eu adoro essa disciplina.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: junho 5, 2000