Terça-feira e você já está contando os dias na expectativa de reencontrar a natureza na sua aventura do fim de semana. Mas a defesa do meio ambiente não pode esperar pelo sábado ou domingo. Cada um deve começar a fazer agora a sua parte. Pensando nisso, neste dia dedicado ao verde, o Webventure preparou um guia especial, com as diversas atitudes que você pode tomar sem nem mesmo sair da cadeira. Em segundos é possível doar mudas de árvores, fazer uma denúncia e até reclamar com o primeiro-ministro do Japão sobre a terrível tradição da caça às baleias (veja os links abaixo).
Não se esqueça, é claro, de que além de participar dos movimentos, conhecer e contribuir com aqueles que protegem a nossa natureza, cabe a você, que pratica esportes de aventura, dar o exemplo também. Respeite o local da sua aventura, não modifique nada, não suje. Afinal, é a sua casa também.
Entrar num site, preencher e enviar um formulário com dados pessoais básicos (nome, e-mail, data de nascimento, endereço) leva, em média, dois a três minutos. Neste curto período e apenas digitando no seu computador, é possível fazer muita coisa. Para quem não tem tempo de ir às ruas manifestar-se, o “ativismo virtual” é uma opção bastante conveniente.
Confira algumas das campanhas que estão na rede brasileira, por ordem de ação. Veja o que é possível para você, faça a sua escolha e contribua…
Basta um “clique”
– O que é?
Você faz com que os patrocinadores, Ford e it-e, façam doações aos projetos-parceiros do site.
– Como participar?
Clicando na animação que está no site www.ecosolidaridade.com.br. Com mais alguns segundos, a partir de 6 de junho, é possível preencher um formulário e, ao clicar nos banners dos patrocinadores, acumular “ecomilhagens” concorrendo a uma viagem a Natal (RN).
– O que é?
Você faz com que os patrocinadores, Bradesco, Hopi-Hari, Carbono-21, Ripasa e Mucosolvan, custeiem o plantio de mudas de árvores. Desde agosto de 2000 foram plantadas 467.759 árvores*. Só é permitida uma doação por dia a cada sócio.
– Como participar?
Na primeira vez é preciso preencher um formulário. Você terá um nome de usuário e uma senha, que vai utilizar sempre que entrar no site para fazer sua doação. Entre no site www.clickarvore.com.br
(*) dado de 05/06/2001, às 12h.
Mande mensagem
– O que é?
Um abaixo assinado. O objetivo é incentivar a aprovação do projeto de lei nº 285/1999, que regulamenta o uso e a proteção da Mata Atlântica no Brasil e que se encontra parado há mais de dez anos no Congresso Nacional. A campanha se estende a 17 Estados da Federação brasileira e é liderada pela Rede das Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica.
– Como participar?
Entre no site www.agirazul.com.br/mataat.htm
– O que é?
Organização-Não-Governamental que atua no mundo todo, o site do Greenpeace dispõe de uma seção chamada “Cyberativismo”, em que o internauta pode opiniar sobre as campanhas que o grupo está liderando. É possível mandar carta até ao governo japonês, contra a caça de baleias.
– Como participar?
Por meio de mensagens via internet. Entre no site: www.greenpeace.org.br/home/participe.asp
– O que é?
Manifestação contra modificações no Código Florestal (Lei nº 4.771/65) “de modo a ampliar o desmatamento em todos os ecossistemas do País. O deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), relator da comissão, pretende aprovar seu parecer ainda no mês de maio. Se aprovada, a proposta, entre outras coisas, aumentará o desmatamento em todo o País e prejudicará o abastecimento de água nos grandes centros urbanos localizados em área de Mata Atlântica.”
– Como participar?
Basta entrar no site www.codigoflorestal.com.br e mandar uma mensagem. Ela será enviada a 13 senadores e 13 deputados federais, além de líderes do Congresso.
Doações
– O que é?
Adotando uma tartaruga, você ajuda o TAMAR, projeto criado pelo Ibama, a salvar as tartarugas marinhas da ameaça de extinção, além de estar contribuindo para o sustento de cerca de 400 famílias que vivem nas comunidades costeiras. O ‘padrinho’ ganha um kit adoção (camiseta da campanha, certificado de adoção e cupom) e concorre, todo ano, a uma viagem ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ou à Praia do Forte (Salvador-BA), com direito a se hospedar por uma semana, com acompanhante, nos melhores hotéis da região.
– Como participar?
Preencha formulário no site www.tamar.com.br/adote.htm
– O que é?
Desde 1971, o WWF-Brasil, a Associação Mico-Leão-Dourado e outras 38 organizações iniciaram um projeto de reprodução do mico-leão dourado, quando havia pouco mais de 200 micos na natureza. O milésimo nasceu neste ano e a meta agora é atingir 2.000 animais até 2025, para garantir a sobrevivência da espécie. Por isso é preciso plantar 20 hectares de corredores florestais, que liguem as ilhas de Mata Atlântica onde esses miquinhos vivem.
– Como participar?
Preencha formulário no site www.wwf.org.br doando a partir de R$ 5,00.
– O que é?
Visando a ampliação dos esforços conservacionistas para a manutenção da espécie e reabilitação de filhotes de peixes-bois órfãos que encalhavam nas praias do litoral nordestino, foi criado em 1990 o Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios ou simplesmente Centro Peixe-Boi/IBAMA, em Itamaracá (PE). Em 1998, tornou-se o Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos ou Centro Mamíferos Aquáticos/IBAMA.
– Como participar?
Basta entrar em contato pelo e-mail: peixeboi@elogica.com.br Mais informações no site: www.projetopeixe-boi.com.br
“Colocaram fogo no morro que divide Barequeçaba e Guaeca, em São Sebastião, SP. Mesmo sabendo a descrição física dos responsáveis e aonde eles estavam, a polícia, os bombeiros e nem mesmo a guarda florestal se deram ao trabalho de ir até o morro incendiado.” Esta é uma denúncia feita no muro de recados Meu Grito, do Aventura Brasil – um espaço aberto para soltar o verbo contra ataques à natureza.
Se no fim de semana você vir algo errado na trilha, rio ou onde mais se aventurar, não deixe passar. “Mas não faça aquela denúncia inconsistente de ‘eu vi lá não sei onde’. Dê dados específicos sobre o local onde alguma atividade irregular esteja acontecendo”, ensina Décio Rodrigues, diretor de campanhas do Greenpeace.
A S.O.S Mata Atlântica oferece em sua homepage um manual de dennúncias, informando inclusive sobre a legislação ambiental. Para ler, clique aqui.
A seguir, por ordem de assunto, os contatos com as principais entidades que recebem denúncias por telefone e e-mail.
Animais
O que denunciar
Maus tratos, comercialização de animais sem licença do Ibama, ao encontrar animais fora do seu habitat.
Projeto Baleia Jubarte
fone: (73) 297-1320
e-mail: jubarte@nuxnet.com.br
Ibama-SP
(11) 883-1300/881 8752
Projeto NEMA
fone: (32) 36-2420
e-mail: nema@super.furg.br
– Projeto Cetáceos
fone: (21) 537-7565
– Projeto Mamíferos Aquáticos
fone: (21) 587-7133
Projeto Tamar
fone: (71) 876-1045/876 1113
site: www.tamar.com.br
e-mail: tamar.es@tamar.org.br
Rede Nacional contra o tráfico de animais silvestres
site: www.renctas.org.br/denuncie/index.htm
e-mail: renctas@renctas.org.br
Incêndios
O que denunciar:
Sinal de fumaça suspeita.
Diversos
O que denunciar:
Irregularidades de grande impacto ao meio ambiente.
site: www2.ibama.gov.br/linhaver/onda05.htm
fone: 0800-61-8080 (LIGAÇÃO GRATUITA!)
Desmatamento
O que denunciar:
Retiradas de árvores e plantas nativas.
fones: (71) 345-7322/240-7444
fone: (84) 221-4233
fone: (41) 322-551225
fone: (51) 225-2144
fone: (96) 214-1100
fone: (67) 382-2966
fone: (61) 224-2160
Poluição ambiental
O que denunciar:
Detritos químicos depositados em natureza.
fones: (11) 296-6711/3030-7000
Já pensou em acompanhar de perto o nascimento de uma tartaruga marinha? Ou fazer parte da expedição de uma ONG pelo mundo? Se você consegue multiplicar as horas e arranjar um tempinho para viver de perto a defesa da natureza, várias entidades abrem espaço para estagiários e voluntários. Seja um deles.
TAMAR
As atividades principais de estágio nas áreas de desovas são monitoramento de ninhos, fêmeas e filhotes, e educação ambiental, com dedicação de tempo integral. E principalmente nos períodos de setembro à março no continente, e de dezembro a junho nas ilhas oceânicas. Há diversas unidades na costa brasileira.
As vagas são normalmente destinadas a estudantes universitários ou recém-formados, de áreas afins, como biologia, oceanografia, veterinária, engenharia de pesca, educação e outras.
Preencha formulário no site www.tamar.com.br/part_4.htm
Projeto Peixe-boi
O Projeto Peixe-boi, que estuda mamíferos aquáticos, necessita de voluntários nas mais diversas áreas: ciências biológicas, veterinária, oceanografia, administração, engenharia, pedagogia, turismo, programação visual, jornalismo, publicidade, biblioteconomia, etc. A sede fica em Itamaracá (PE).
Só são aceitos candidatos que já tenham concluído o 4º período do curso universitário de regime semestral ou o 2º ano nos casos de cursos com regime anual.
Preencha formulário no site www.projetopeixe-boi.com.br/ajuda/ajuda_estagio.htm
EcoSolidariedade
O site é banco de dados para ONGs que formam a rede EcoSolidariedade (como SOS Mata Atlântica, WWF, Conservation International, Pro Natura e Fundação OndAzul) selecionarem candidados à medida que abram vagas. Já existem mais de 500 ecovoluntários cadastrados.
Não há restrição
Preencha formulário no site
www.ecosolidariedade.com.br/por/ecovoluntario.asp
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira