Reza a lenda que ums noiva fantasma habita uma das cavernas da prova (foto: Divulgação/ Sandro Kloch)
Orientação, trekking, ciclismo, caving, natação e técnicas verticais. Essas modalidades são comuns em competições de corrida de aventura no Brasil. A terceira etapa do Circuito Extremaventura, no entanto, terá elementos que darão ainda mais emoção à competição. Os atletas que desafiarem as trilhas de Itaperuçu (PR) no dia 25 de setembro terão que enfrentar as assombrações e lendas da região do Vale do Ribeira.
A corrida começará em um trajeto que era utilizado pelos Jesuítas para retirar ouro do Rio Açungui no século 17. Segundo a lenda, um senhorio famoso teve sua carroça cheia de ouro quebrada pelo excesso de peso e, para assegurar que ninguém roubasse-a enquanto buscava ajuda, o senhorio assassinou seus dois escravos e os enterrou junto com o ouro pra que guardassem sua fortuna dos seus inimigos. No entanto, ao voltar, ele acabou esquecendo o ponto exato e até hoje procura sua carroça.
Logo em seguida, mais assombrações aguardam os atletas. No Caving, os atletas terão que enfrentar uma jovem senhorita que levou um fora do seu noivo antes do casamento. Envergonhada com a situação, a menina se dirigiu à caverna para buscar abrigo, mas acabou se perdendo entre os salões e nunca mais foi encontrada. Hoje, dizem que a noiva fantasma chama por ajuda quando alguém entra no local.
Por fim, o desafio terá mais um fantasma. Em uma das estradas de ferro abandonadas, reza a lenda que um trem surge cortando o percurso e, logo em seguida, some em meio ao nada quando ultrapassa quem ousa pisar em seus trilhos.
Os corajosos atletas que quiserem participar da terceira etapa do Extremaventura 2010 podem se inscrever pelo Webventure até o dia 17 de setembro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 6, 2010