Mitsubishi foi o primeiro a chegar (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – O veleiro Phoenix/Mitsubishi acaba de cruzar a linha de chegada da regata Alcatrazes, após 6h57min19 de competição. A regata teve cerca de 55 milhas náuticas, aproximadamente 100 quilômetros, e o veleiro comandado por Eduardo Souza Ramos foi o mais rápido.
O Phoenix/Mitsubishi é o maior veleiro da Semana de Vela de Ilhabela, com 57 pés (mais de 17 metros). Ano passado, com o nome de Asa Alumínio e Lars Grael na tripulação, o veleiro também levou a fita azul da regata.
Antes da largada, o comandante Souza Ramos declarou que a tripulação ainda está se acostumando com o novo barco. A gente só velejou três ou quatro dias fora de regata. Como o barco é grande a sensação é de que ele é rápido. Se essa sensação é certa ou não em relação ao problema de rating a gente ainda não sabe, comentou.
Assim que o resultado corrigido sair, ainda hoje, Souza Ramos terá a resposta. Na semana de vela passada, o Asa Alumínio ficou com o sétimo lugar. O recorde da Alcatrazes ainda é do uruguaio Fortuna III, em 2005, quando terminou a regata em 6h53min27seg.
Em segundo lugar cruzou o Sorsa, às 16h47min59, sob o comando de Celso Quintela e o reforço de Lars Grael. O veleiro ficou com o tempo de 7h07min59. O Cristabella terminou logo em seguida, com o tempo total de 7h25min29.
Em quarto lugar terminou o novo Asa Alumínio, veleiro que competiu no ano passado como o Phoenix, nas mãos de Souza Ramos. O barco cruzou a linha de chegada em 7h39min14.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: julho 8, 2007